A Sony reduziu sua produção do PS VR 2 em 20%, de acordo com Ming-Chi Kuo, especialista em tecnologia conhecido principalmente por suas análises e projeções para futuros produtos da Apple (via PS LifeStyle). Isso contraria uma declaração anterior da Sony em janeiro, em que negou relatos de que havia cortado os números de produção do headset devido a números medianos de pré-venda.
Além de sua atualização crítica de que a Sony cortou a produção do PS VR2, Kuo não compartilha uma perspectiva positiva sobre os headsets AR e VR no futuro próximo em seu último artigo no Medium. O Meta Quest Pro vendeu apenas cerca de 300.000 unidades durante o ciclo de vida do produto, enquanto a Pico, a maior empresa de headsets AR/VR da China, teve remessas em 2022 mais de 40% menores do que o esperado.
Esses números, conclui Kuo, significam que headsets como o PS VR2 não são “o próximo produto estrela em eletrônicos de consumo no futuro próximo”. Ele acredita que a Apple é uma das últimas esperanças de que essa posição mude, mas ainda acha que o mercado pode superestimar esses headsets nos próximos anos, em termos de contribuição geral para as empresas que fornecem componentes para eles.
No final de março, a International Data Corporation também acreditava que as vendas do PS VR2 iriam fracassar e recomendou que a Sony cortasse o preço do fone de ouvido mais cedo ou mais tarde.