A essa altura, parece certo que o PS5 Pro existe e deve ser anunciado em breve pela Sony. Não só isso, mas diversas especificações também têm vazado. Agora, o site Insider Gaming compartilhou uma curiosidade: o que um jogo precisa oferecer no PS5 Pro para receber a classificação ‘PS5 Pro Enhanced’ (aprimorado pelo PS5 Pro).
O rótulo ‘Enhanced’ foi introduzido pela primeira vez no ecossistema PlayStation após o lançamento do PS4 Pro, o que significa que o jogo utiliza o hardware aprimorado do console Pro para oferecer taxas de quadros e resoluções aprimoradas. Para o PS5 Pro, a PlayStation quer que os jogos ofereçam um modo gráfico exclusivo do PS5 Pro que combine:
- PSSR para aumentar a resolução para 4K
- 60 fps constantes
- Adicione ou aumente efeitos de ray tracing
De acordo com documentos enviados ao Insider Gaming, isso é possível devido à RAM mais rápida (28% mais rápida) e uma GPU mais rápida que é 67% maior que o console padrão (45% mais rápido).
A PlayStation continua afirmando que os jogos também podem receber o rótulo ‘PS5 Pro Enhanced’ se oferecerem qualquer uma das seguintes melhorias:
- Resolução alvo aumentada para títulos que executam uma resolução fixa no console padrão;
- Aumento da resolução máxima alvo para títulos executados em resolução variável no console padrão;
- Taxa de quadros aumentada para títulos que visam uma taxa de quadros fixa no console padrão;
- Inclusão de efeitos ray tracing no PS5 Pro.
O PS5 Pro ainda não possui uma data de lançamento. Há indícios de que será lançado no fim de 2024, mas oficialmente, como o console nem mesmo revelado foi ainda, não é possível saber quando chegará.