De acordo com o site Windows Central, o console Xbox de próxima geração da Microsoft será um híbrido de console e PC que rodará jogos de PC via Steam.
O site afirmou que, embora os usuários do Xbox de próxima geração possam permanecer dentro do ecossistema Xbox se quiserem, eles podem sair para o Windows, onde o console funciona como um PC Windows tradicional. Isso significa ter acesso a jogos de Steam (inclusive de PlayStation) e a jogos de mouse e teclado no inicializador da Blizzard, Battle.net (World of Warcraft), e no inicializador da Riot (League of Legends).
A empresa confirmou no passado que ainda planeja lançar um console de próxima geração após o Xbox Series X e S, e anunciou um acordo com a AMD para que isso aconteça. A Microsoft prometeu “desempenho de alto nível, gráficos de ponta, jogabilidade inovadora e compatibilidade incomparável” e disse que tudo em que está trabalhando será “totalmente compatível” com a biblioteca de jogos do Xbox existente dos usuários.
Outra informação divulgada pelo Windows Central é que, devido a esse novo formato de console, não haveria necessidade de assinar o Xbox Game Pass ou qualquer outro serviço para jogar online.

