As informações sobre um provável PS5 Pro tem ficado cada vez mais em evidência recentemente. Com o insider Tom Henderson alegando que o vazamento das especificações deve acontecer por agora, talvez isso já tenha começado de forma mais evidente. Durante uma discussão no site ResetEra (e reforçado pelo insider Jeff Grubb), o usuário RandomlyRandom67 divulgou o que seria algumas informações mais técnicas sobre o próximo modelo do PS5.
Ao que tudo indica, o modelo de codinome Trinity terá um novo SoC (system on chip) de codinome Viola irá manter a estrutura Zen2 para efeitos de compatibilidade ao PS5 base, mas mudará a litografia para usar o padrão N4P da TSMC, mais eficiente que o atual de 5nm do PS5 slim. A frequência continuaria sendo variável e com pico de até 4.4GHz.
A estrutura de Trinity é baseada em 3 pilares: Armazenamento Rápido (já presente no PS5), aprimoramento de ray tracing e upscaling melhorado. Usará a arquitetura RDNA3, mas o sistema de ray tracing já traz aprimoramentos de RDNA4. Um novo hardware de RT dedicado será usado para tratar a funcionalidade como um todo.
A frequência da GPU buscará alcançar os 2.0GHz. Poder computacional base será de 14.33 Teraflop, mas se usado as métricas de 2 fatores de capacidade pode alcançar os 28.67 teraflops de pico. Além disso, o sistema de upscaling será o grande foco de Trinity e possuirá um sistema de IA próprio para isso. O objetivo é ter resolução 4K reconstruída e estável para ser executado numa taxa de quadros bem acima dos 30 tradicional.
Por fim, a revelação do PS5 Pro deve acontecer em setembro de 2024 e lançamento para o fim do mesmo ano, usando uma estratégia similar aos de anúncio e lançamento do PS Portal e dos novos fones de ouvido em 2023.