Novos supostos detalhes sobre o desenvolvimento do jogo de tiro cancelado da SEGA e da Creative Assembly, HYENAS, foram publicados, incluindo alegações de que era o jogo de maior orçamento da SEGA antes da empresa cancelá-lo.
A desenvolvedora Creative Assembly sugeriu que o jogo foi cancelado devido a planos “ambiciosos” e alta competição no espaço de tiro multiplayer.
No entanto, um novo vídeo publicado pelo YouTuber Volound – corroborado pelas próprias fontes do VGC – apresenta alegações de desenvolvedores anônimos de que a falta de direção, a mudança disruptiva da engine e o design excessivamente cauteloso contribuíram para sua queda.
HYENAS recebeu luz verde após o sucesso crítico, mas decepção comercial, de Alien: Isolation, após o qual a ‘equipe de console’ da Creative Assembly entregou o projeto de aluguel Halo Wars 2, que também é alegado que foi vendido modestamente. Além disso, a administração da CA queria criar um jogo de console com potencial comercial mais amplo, tendo Destiny, Escape from Tarkov e PUBG como inspiração.
Outro ponto citado é que estavam usando a engine de Alien: Isolation no início, mas acabaram trocando para a Unreal Engine no processo e mais pessoas tiveram que se envolver no projeto.
Segundo fontes, o diretor Neill Blomkamp era um grande fã de Alien: Isolation, e sua viagem ao estúdio foi mais do que uma visita social, pois na verdade ele estava fornecendo feedback sobre a direção geral do jogo. “Ele vem visitar o estúdio e mostra o que estamos fazendo”, disse uma fonte a Volound. “Ele tem algumas ideias sobre uma direção a seguir, basicamente que você não está roubando para sobreviver, mas Netflix/Steam/etc não existe mais, então caixas de DVD, músicas, jogos, toda essa mídia física agora é super valiosa”. Isso correspondia à sinopse do jogo quando foi finalmente anunciado, que fazia com que os jogadores atacassem enormes ‘navios de pilhagem’ em seu caminho da Terra carregando relíquias valiosas da cultura pop, como fitas VHS antigas ou discos de vinil.
HYENAS era um jogo de tiro PvPvE (Jogador vs Jogador vs Ambiente) com suporte para até quinze jogadores em equipes de três. O objetivo era invadir cofres espalhados pelo mapa, lutando contra inimigos controlados pela CPU, bem como outras equipes de jogadores, saqueando mercadorias e escapando vivos da nave.
A SEGA não comentou sobre o assunto.