De acordo com o canal Upper Echelon Gamers, documentos confidenciais de um funcionário da Quantic Labs, com sede na Romênia, a empresa de controle de qualidade externa por trás de Cyberpunk 2077, revelam o que deu errado durante o processo de controle de qualidade e como isso possivelmente contribuiu para o jogo ser tão quebrado no lançamento.
A Upper Echelon Gamers recebeu o que afirma ser um “arquivo de teste de controle de qualidade de 72 páginas, documentação de recursos humanos da Quantic Labs, gráficos de fluxo de trabalho” e outras documentações. “Acredito que a fonte seja real. Eles forneceram amplas evidências para apoiar esse fato e fizeram sérias alegações sobre a qualidade das atividades de controle de qualidade no Quantic Lab”, afirma.
A Quantic Lab é uma empresa de terceirização de controle de qualidade experiente que já trabalhou com empresas como Ubisoft, Techland, Paradox e Deep Silver. Em novembro de 2020 foi adquirida pelo Embracer Group.
O relatório afirma que, em 2019, vários membros da Quantic Labs foram enviados à CD Projekt para se reunir com os principais desenvolvedores de Cyberpunk 2077 para discutir o processo de controle de qualidade. No entanto, em vez da equipe de controle de qualidade ser composta por testers veteranos, a equipe supostamente era composta em grande parte por membros novatos da equipe com menos de um ano de experiência.
A CD Projekt tinha a impressão de que a equipe de controle de qualidade era composta em grande parte por funcionários veteranos de controle de qualidade, mas mesmo o líder do projeto de controle de qualidade para Cyberpunk 2077 teria cerca de um ano de experiência.
Outra suposta questão levantada no relatório é que a alta administração da Quantic Labs supostamente exigia que cada tester relatasse 10 bugs por dia, por pessoa. Isso fazia com que bugs sem muita prioridade fossem relatados, enquanto que os críticos eram deixados de lado.
Também há a alegação de que a Quantic Labs enganou parceiros, incluindo a CD Projekt, sobre o número de testers realmente trabalhando no jogo, a fim de estender os contratos.
De acordo com os documentos confidenciais, no inverno brasileiro de 2020, a equipe de testes do Cyberpunk 2077 na Quantic Lab foi expandida de 30 para 60 pessoas. No entanto, alega-se que esses 30 novos funcionários foram contratados com “semanas” de treinamento, o que supostamente distraiu a equipe mais experiente e aumentou a pressão em um processo já tenso.
Obviamente, considere isso tudo como rumor.