Exoprimal

Exoprimal foi lançado ontem (14) pela Capcom. E, ao que tudo indica, a empresa usou uma I.A. para fazer a dublagem em português do Brasil.

Primeiramente, Exoprimal chama a atenção por sua estranheza na dublagem. Afinal, somente a I.A. ‘Leviatã’ é dublada em nosso idioma. Veja a história do jogo para entender quem é Leviatã (via site oficial):

O ano é 2043.
Já faz três anos desde que os vórtices, fendas no espaço-tempo, causaram a invasão de dinossauros ao redor do mundo.

Ace, exocombatente com o esquadrão Tubarões-martelo, foi parar na Ilha Bikitoa ao entrar involuntariamente em um vórtice que surgiu de repente durante uma rotineira missão de patrulha.
Lá, encontram Leviatã, uma IA de nova geração que força a sua participação em uma série quase infinita de jogos de guerra.
Um encontro ao acaso com o enigmático exocombatente Magnum ensina os Tubarões-martelo que os jogos de guerra de Leviatã os transporta ao passado, exatamente para a mesma data, três anos atrás, em todo jogo de guerra.
Por que os jogos de guerra acontecem sempre nesse mesmo dia do passado?
E por que Leviatã invoca dinossauros para os jogos?
Com inúmeras perguntas exigindo respostas, a já confusa equipe nota um indivíduo ainda mais surpreendente.

Agora, o usuário ‘HadesPlays’ no Twitter fez uma comparação da dublagem de Leviatã com uma gerada por I.A. e o resultado é muito similar. Com isso e considerando que apenas Leviatã (que é uma I.A. na história do jogo) está falando no nosso idioma, acredita-se que a Capcom tenha usado algum sistema de I.A. para gravar a dublagem.

Questionamos a Capcom sobre o assunto e atualizaremos a notícia caso tivermos algum retorno.

Você pode ver no vídeo abaixo como é a dublagem in-game (misturada com o restante dos personagens falando em inglês).