A Roblox anunciou hoje um conjunto de inovações de IA, monetização para criadores e uma nova experiência de vídeos curtos no seu evento anual, a Roblox Developers Conference (RDC).
Abaixo os anúncios de hoje:
- Data Center no Brasil: O Data Center da Roblox localizado em São Paulo já está em funcionamento, meses antes do programado.
- Melhora do DevEx: A Roblox está aumentando a taxa do Roblox Developer Exchange (DevEx) para todos os criadores, o que significa que eles agora ganharão 8,5% a mais ao converter os Robux acumulados em dinheiro. Agora, 100.000 Robux ganhos equivalerão a US$380, em vez de US$350, quando convertidos em dinheiro. No último ano, os criadores ganharam mais de US$1 bilhão por meio do programa DevEx e estão no caminho para superar esse valor em 2025.
- Roblox Moments: Uma nova forma para os usuários descobrirem experiências por meio de vídeos curtos com momentos empolgantes de gameplay, permitindo que criadores alcancem novos públicos. Os usuários poderão capturar, editar e compartilhar clipes de suas partidas e outras pessoas poderão clicar em “Participar” para experimentar instantaneamente a experiência por conta própria. Em breve, serão lançadas as APIs do Moments, que ajudarão os criadores a ampliar seu público e aumentar o engajamento.
- Inovações de IA: A Roblox também anunciará uma ferramenta que permite a geração de objetos 4D totalmente funcionais com IA, novas ferramentas de linguagem, incluindo APIs de conversão de texto em fala (text-to-speech) e de fala em texto (speech-to-text), além de tecnologia de tradução de voz em tempo real e a integração do MCP ao Assistent do Studio para acelerar a criação.
- Novas IPs – Mattel, Kodansha e Lionsgate: Mattel está se juntando ao programa de licenciamento de IPs, fazendo com que algumas de suas marcas mais amadas, como “Polly Pocket” e “Matchbox” esteja disponível para os criadores licenciarem. Por sua vez, a Kodansha está adicionando “Blue Lock” e “That Time I Got Reincarnated as a Slime”, e a Lionsgate chega com a “A Bruxa de Blair”, “Os Estranhos” e mais.
Esses anúncios estão alinhados a um objetivo mais amplo, apresentado no RDC do ano passado – de que 10% de toda a receita de conteúdo de jogos passará pelo ecossistema da Roblox e será distribuída dentro da sua comunidade de criadores. Para alcançar esse objetivo, a empresa está investindo em todas as etapas do ciclo de desenvolvimento dos criadores, desde a criação até a monetização – esses novos lançamentos foram desenvolvidos para ajudar os criadores da Roblox a dar vida a conteúdos atraentes, ampliar seu público, aumentar seu potencial de ganhos e construir negócios bem-sucedidos.
A Roblox quebrou recordes no mês passado, com mais de 45 milhões de usuários simultâneos jogando títulos como Grow a Garden, Steal a Brainrot e Dress to Impress.