Resident Evil 4: Caminhos Distintos

Quando Resident Evil 4 chegou ao PS2, a Capcom adicionou um modo completamente inédito chamado ‘Separate Ways’. Na época, o modo tinha como objetivo mostrar o que Ada Wong estava fazendo enquanto Leon salvava Ashley. Por exemplo, foi através desse modo que tivemos a confirmação de que Ada era quem tocava o sino da igreja no início do jogo.

Com o remake, esse modo estava ausente. Porém, como todos os rumores apontavam, a Capcom confirmou que Separate Ways, conhecido oficialmente como Caminhos Distintos em nosso idioma, será um DLC e seu lançamento não está longe: 21 de setembro.

O PSX Brasil teve acesso a uma demonstração confidencial do gameplay e neste artigo trazemos o que vimos.

Resident Evil 4: Caminhos Distintos

Primeiramente, não sabemos se o vídeo está em ordem cronológica, mas a demonstração começa na parte do castelo – na mesma região em que temos as catapultas. No início, há uma cutscene com Albert Wesker, indicando que deveremos ter a presença constante do vilão na DLC.

Como Ada, os jogadores podem utilizar sua icônica Grappling Gun, que adiciona um nível extra de velocidade e emoção a jogabilidade. Logo no início, vemos que Ada possui algum tipo de tecnologia avançada como lente de contato, o que possibilita ela ver onde o seu Grappling Gun pode ser lançado. Falando mais direto ao gameplay, você se aproxima de um ponto e pressiona R1 quando o prompt aparecer.

O gameplay de Ada é basicamente os mesmos comandos de Leon mas, obviamente, com animações completamente diferentes. Ou seja, os seus ataques corpo a corpo, bloqueios e movimentos com a faca estão todos aqui, mas são todos diferentes do que Leon faz.

A principal diferença no gameplay é que Ada pode usar seu Grappling Gun no combate. No exemplo que vimos, o inimigo está de joelhos a uma certa distância e o prompt para atacar aparece – e Ada usa seu gancho para chegar perto e na “voadora”.

A área do castelo parece ser basicamente a mesma que vimos com Leon, mas com os trechos aleatórios que só se focaram no combate fica difícil dizer para onde ela está indo. Mas ao que tudo indica, seu destino é o vilarejo.

O motivo disso é que somos apresentados a uma breve cutscene onde uma das “mãos” de Salazar observa Ada. Provavelmente será um dos chefes do DLC, considerando que Leon só enfrentou um e o outro não foi “sugado” por Salazar quando ele virou monstro (isso acontecia no original).

O próximo trecho que somos apresentados é no vilarejo. Mais uma vez, são cenas aleatórias, portanto é difícil dizer em que ordem avançamos. Porém, são locais que vimos na campanha de Leon, mas com alguns inimigos diferentes.

No entanto, finalmente acontece algo interessante: Ada avança por um trecho bastante alto do vilarejo, o qual Leon nunca acessou. Nesse trecho, além de usar o seu Grappling Gun para locomoção, há os medalhões azuis do mercador. Naquele caminho, o pedido indica que há quatro a serem pegos.

Como Ada pega tesouros e dinheiro ao longo do gameplay, fica óbvio que o mercador será importante aqui também.

Logo em seguida, temos a icônica cena de Ada tocando o sino e salvando a pele de Leon.

Resident Evil 4: Caminhos Distintos

No fim da exibição, Ada enfrenta um El Gigante numa área nova. Como Ada consegue subir nos telhados das casas, a batalha é muito mais dinâmica.

Apesar disso, El Gigante não deixa a batalha ser mais fácil – ele consegue destruir as casas e também sacudir o chão, fazendo com que Ada perca o equilíbrio, por exemplo. E, é claro, há Ganados na área também, os quais podem facilitar a locomoção pelo cenário se você usar o sistema descrito mais acima de deixá-los incapacitados e usar o Grappling Gun.

O vídeo termina com Ada fazendo o que sabe melhor: ser ágil e malabarista. Enquanto Leon sobe nas costas de El Gigante e dá facadas de uma forma mais realista, Ada sai balançando de uma forma que o Homem-Aranha ficaria com inveja.

Resident Evil 4: Caminhos Distintos

Resident Evil 4: Caminhos Distintos será lançado em 21 de setembro por R$ 53,90 na PS Store. Uma análise completa do conteúdo será divulgada pelo PSX Brasil num futuro próximo. Confira abaixo o trailer de lançamento divulgado hoje (18).