Resident Evil 3 – Guia com Dicas, Senhas dos Cofres, Soluções dos Puzzles e muito mais

Resident Evil 3 Guia

O remake de Resident Evil 3 será lançado nesta sexta, 3 de abril. Como você viu em nossa análise, o jogo possui uma campanha relativamente curta, mas ainda assim será prazerosa de concluí-la.

Por ser um Resident Evil, você encontrará puzzles, cofres fechados, armários trancados e muitos outros segredos – da mesma forma como foi em Resident Evil 2. Neste guia você encontrará o básico do que você precisa saber para concluir o game! Boa sorte!

Resident Evil 3

Dicas Gerais (sem spoilers)

  • Resident Evil 3 é um jogo relativamente linear. Você dificilmente ficará perdido para onde deve ir em seguida. Porém, há três áreas que são bastante exploráveis e recomendamos que faça isso: Raccoon City no começo, o Hospital e o Laboratório. Com exceção do último, a exploração sempre será recompensada;
  • Sempre que possível, atire na cabeça do zumbi e, quando cair, dê facadas até que ele não se mexa mais de forma alguma. Os zumbis não renascem se forem mortos, então se você pretende explorar alguma área, mate todos sem medo;
  • Mate todos? Sim, o jogo (na dificuldade Padrão – a normal) fornece munição de sobra. Apenas tente ser o mais preciso possível para não gastar tanta bala e lembre-se de usar a faca;
  • O desvio com R1 é uma boa ferramenta, mas não é obrigatória. Pessoalmente, ela ajuda mais a escapar de Nemesis do que de zumbis comuns;
  • Falando em Nemesis, quando ele começar a persegui-lo, lembre-se de usar barris e principalmente os transformadores para paralisá-lo temporariamente. Nemesis não consegue invadir Safe Rooms (locais com a máquina de escrever para salvar seu progresso), então fique tranquilo;
  • Em seu primeiro gameplay, não tenha medo de usar o baú e salvar quantas vezes quiser;
  • O seu inventário é aumentado ao coletar as Pochetes. Elas estão geralmente localizadas ou em algum lugar óbvio ou dentro de cofres, por exemplo (senhas deles mais abaixo);
  • Depois que terminar o jogo, uma loja in-game abrirá. Entre os itens oferecidos e que podem ser adquiridos dependendo dos pontos que você possui, estão as armas com munição infinita. Recomendo que gaste os pontos nelas para completar o jogo nas dificuldades mais altas. Mas sei que você vai querer a roupa S.T.A.R.S. de Jill, então gaste nela também.

Dicas Gerais de Progresso (com spoilers)

  • Para apagar o fogo na parte inicial de Raccoon City, você deve fazer a mesma coisa que fez na demo: pegar a mangueira no prédio atrás da donuteria;
  • O alicate que podia ser obtido na demo ainda está presente no jogo completo, mas sua localização mudou. Ele está na sala que você entra após apagar o fogo, onde a demo terminava (não se preocupe, Nemesis não aparecerá aqui);
  • Para abrir as travas amarelas, você precisa da Gazua. Ela é obtida naturalmente na campanha, com um cadáver perto da estação de energia. Portanto, ao obtê-la, lembre-se de voltar e usá-la em todas as fechaduras;
  • Na estação de energia, Jill precisa vomitar. Faça isso usando uma erva verde. Após isso, os monstros morrem facilmente com uma pistola, mas recomendamos que gaste algumas balas de Shotgun (Espingarda) para evitar dor de cabeça;
  • Além dos zumbis e Nemesis, você verá dois tipos distintos de monstros: Hunter β e Hunter γ.
  • O Hunter γ é o que você encontra no esgoto. Atire quando ele abrir a boca para causar mais dano. Se usar uma granada ou uma munição explosiva do Lançador de Granadas, ele morrerá mais facilmente;
  • O mesmo é válido para o Hunter β encontrado no hospital. Guarde suas granadas para ele. Na dificuldade Padrão basta uma granada para eliminá-lo(s).

Resident Evil 3

Jóias

Quando você sai da estação de metrô de Raccoon City, notará algo que não tinha na demo: uma espécie de máquina tricolor com um relógio. Para ativá-la, você precisará de três jóias espalhadas na área inicial de Raccoon City que estão dentro das chamadas “Caixas Chiques”. Após coletar uma, verifique-as no inventário, abra e pegue a jóia. São elas:

  • Vermelha: Safe Room da Donuteria
  • Azul: Supermercado (precisa do Alicate)
  • Verde: Loja de Brinquedos (precisa da Gazua)

Carlos

Em dois momentos distintos do jogo, você controlará Carlos. O primeiro será num lugar bastante familiar: a delegacia de polícia de Resident Evil 2.

Se você quiser terminar logo essa parte da delegacia com Carlos, é preciso ir até o terceiro andar, pegar a chave que se encontra lá e ir até a Sala da Caixa-Forte. Lá você pegará os explosivos para seguir caminho até o escritório S.T.A.R.S., que é onde Carlos queria ir desde o início.

E sim, há cofres e armários travados da mesma forma que RE2, o que nos leva ao próximo item…

Resident Evil 3

Combinação dos Cofres e Fechaduras

O cofre que você encontrou na demo ainda existe no jogo final e a senha ainda é a mesma: 918. Você deve ir até o número 9, depois retornar ao 1 e então ir ao 8. Quando chegar no 8, pressione X. Abra-o e pegue a Mira Laser para a pistola.

Nota: depois da atualização de versão 1.03, a senha mudou para “esquerda 9”, “direita 3” e “esquerda 7”. Portanto, dependendo se você jogar com ou sem patch, a senha mudará!

Já com Carlos, você se deparará em mais situações com cofres e armários trancados. Na delegacia de Raccoon City, o cofre tem como senha “esquerda 9”, direita “15” e “esquerda 7”.

Já as senhas dos armários são:

  • 3º Andar da Delegacia – DCM
  • 2º Andar da Delegacia – Sala dos Chuveiros – CAP

No Hospital, há um Cofre. A senha dele é: “esquerda 9”, “direita 3”.

Solução do Puzzle do Metrô

Em um dado momento da campanha, você precisará unir as estações para que o metrô onde estão Mikhail e outros sobreviventes possam deixar a cidade. Ou seja, é preciso unir a Redstone Street até a Fox Park. A sequência correta é:

  • FA 02
  • RA 03
  • SA 02
  • FO 01

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Solução do Puzzle da Síntese da Cura

Na parte final do jogo, no laboratório, Jill precisará sintetizar uma cura para o T-Vírus. Você necessitará de dois “Tubos de Ensaio com Líquido”. Os dois possuem localização bastante óbvia – apenas observe o mapa e vá para os locais que ainda não explorou. Depois de pegar os dois, combine-os e leve ao local inicial de onde você recebeu a informação que era preciso sintetizar.

Ao inserir os tubos combinados na máquina, o puzzle aparecerá. A sequência correta, da esquerda para a direita, é MID, HIGH, LOW.

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Localização da Magnum (Falcão-Relâmpago .44 AE)

No Hospital, depois que Carlos salvar Jill e você controlá-la novamente, vá para o segundo andar no ponto marcado no mapa da imagem abaixo. Jill consegue se abaixar e alcançar a janela que é possível descer para o primeiro andar.

Desça e a Magnum estará numa maleta. Recomendamos fortemente que guarde a munição da Magnum para a última forma de Nemesis.

Como Derrotar Todas as Formas de Nemesis

Você enfrentará Nemesis, de fato, quatro vezes ao longo da campanha de Resident Evil 3.

  • Primeira Forma: atire em seu Lança-Chamas. É isso, basicamente. Atire e desvie do fogo dele sempre que puder. Tenha em mente que, conforme o combate se desenrola, mais áreas pegarão fogo. Mas a luta em si é bem simples;
  • Segunda Forma (47min50seg no vídeo abaixo): use e abuse das minas de proximidade que o jogo dará acesso ao seu lançador de granadas. Quando Nemesis começar a andar pelos prédios, espere ele parar e atire com o lançador de granadas. Nemesis cairá e você poderá atirar à vontade;
  • Terceira Forma (1h17min25seg no vídeo abaixo): Carlos o guiará dizendo onde Nemesis se escondeu. Atire com a pistola para eletrecutá-lo e meta bala com o que você tiver quando estiver atordoado (guarde a sua Magnum, porém);
  • Última Forma (1h23min52seg no vídeo abaixo): se você seguiu nosso conselho de guardar a munição da Magnum, a luta será bem simples. Caso contrário, fique esperto que há um monte de recursos ao lado da Rail Gun. Comece a batalha usando a Rail Gun. Para ela carregar, você precisa empurrar as espécies de baterias de volta. É obrigatório atordoar Nemesis para que isso seja possível. Note algumas bolas em seu corpo – atire com a Magnum em cada uma delas e logo Nemesis estará no chão. Aproveite esse momento para empurrar as baterias e usar a Rail Gun de novo. Repita o processo e diga adeus – de uma vez por todas – ao monstrengo.

Localização dos Bonecos Mr. Charlie, Arquivos, Armas e Mais!

Os Mr. Charlie, que estavam escondidos de várias formas na demo, retornam no jogo completo. Ainda são 20 a serem coletados e, ao ver um, destrua com sua faca ou atire nele. Os 20 podem ser vistos no vídeo abaixo, assim como todos os outros tipos de colecionáveis – armas, arquivos, etc!

Como Destravar a Roupa S.T.A.R.S. de Jill

Quando você terminar o jogo, uma loja in-game abrirá. Para adquirir a roupa, basta gastar 2.000 pontos. Essa moeda in-game é obtida realizando diferentes ações, como os próprios troféus ou eliminar uma quantidade de inimigos de uma determinada forma. O próprio jogo indica o que deve ser feito e quanto que você ganha de pontos por isso.

Ao terminar o jogo pela primeira vez no Padrão, você provavelmente terá cerca de 8 mil pontos – mais do que o suficiente para adquirir a roupa S.T.A.R.S. de Jill.

Resident Evil 3