Remnant 2

Remnant 2, assim como seu antecessor Remnant: From the Ashes, é um jogo que incentiva um loop de gameplay recorrente em busca de melhorias. Enfrente novos chefes, vá em novas áreas, junte recursos, colete itens e habilidades para progredir e evoluir. Isso é potencializado pelo fator cooperativo que, além de deixar a jogatina mais divertida, também deixa o jogo mais desafiante.

Pensando que muitos jogadores possam estar começando nesse universo somente agora e não puderam acompanhar isso desde o jogo original, decidimos apresentar algumas dicas e informações que possam ser pertinentes para sua primeira jornada. Alguns detalhes em Remnant 2 não são tão convencionais e podem ser confusos a princípio. Por isso, pretendemos ajudá-los nesse post.

Exploração

Com a estrutura de geração aleatória de mapas e chefes, é possível passar por muitos caminhos diferentes durante sua jornada. Há uma certa estrutura que é repetida para cada bioma, como sempre ter os caminhos intermediários que levam a chefes e áreas secundárias, com uma linha principal até alcançar o chefe de mundo.

Explorar cada canto é válido e vai recompensar o jogador com os recursos básicos do jogo (sucata e materiais de melhoria) e outros mais específicos, como anéis, mods, armaduras e armas. O caminho principal sempre estará marcado no minimapa com uma exclamação por cima da porta correta. As demais áreas apareceram com um losango branco com abertura central (quando esse caminho ainda não foi explorado) ou losango branco fechado (quando você já tiver passado por esse caminho). Não existe um marcador informando se você conseguiu todos os itens disponíveis ali, portanto lembre-se de checar cada canto antes de avançar.

Diversas áreas secundárias possuirão puzzles que levarão a itens, baús ou segredos. Há uma boa variedade de puzzles, como alguns relacionados a músicas ou acionamento de botões. Informações sobre como solucioná-los normalmente estão espalhadas pela área de cada puzzle. Nenhum realmente é muito difícil, e com algum tempo e atenção é possível resolve-los sem problemas.

Remnant2 puzzle

Cada bioma pode gerar áreas únicas com itens que exclusivos daquela área. No modo aventura, que explicaremos a seguir, é possível conseguir novas variações do mundo e, com isso, novos recursos. De toda forma, o que realmente fica de importante aqui é revirar o mapa por completo, antes de avançar para a próxima área.

Modo Aventura

Um dos diferenciais de Remnant 2 é a possibilidade de gerar um mundo já concluído anteriormente. Isso quer dizer que você pode rejogar aquele mundo e tomar decisões diferentes quanto a chefes ou missões, explorar novas áreas que vão surgir e encontrar novos desafios e recompensas.

O modo aventura é primordial para buscar mais equipamentos para formar sua build. Além disso, se você pretende ir atrás dos troféus do jogo, esse modo será primordial para encontrar as variações necessárias para essas conquistas. Apesar disso, o mais interessante do modo é poder ver mais alternativas para um mundo que você já completou. Farmar recursos, como metais e sucatas, vai ser importante para ter equipamentos no mais alto nível para dificuldades elevadas ou superar aquele chefe que estiver dando um pouco mais de trabalho.

O progresso no modo aventura é separado da campanha principal e você pode explorar os mundos já completados sem que isso afete os mesmos mundos da campanha. Uma boa diferença quanto ao primeiro jogo é que esse modo pode ser ativado assim que completar cada mundo e não mais apenas ao completar a toda a campanha.

Anéis e Amuletos

Remnant 2 abusou da quantidade de anéis e amuletos à disposição do jogador. É possível terminar o jogo com mais de 50 itens encontrados, e ainda ter uma boa quantidade disponível através de puzzles, mercadores, salas opcionais e outros chefes. Dos mais diferentes bônus e usos, a intenção maior desses itens é complementar ou aperfeiçoar seus arquétipos na formação da melhor build procurada.

Há um slot para o uso de amuleto e mais 4 slots para anéis que vão ser bem úteis no decorrer da sua jornada. Como um bom exemplo, para enfrentar o chefe final do jogo, que realmente deu bastante trabalho, mudei a build completa e foquei em anéis e amuletos que pudessem recuperar vida e poder de mod das armas o mais rápido possível, enquanto tentava deixar meu personagem vivo durante a batalha.

Remnant2 rings

A variação de bônus é peculiar aqui, já que enquanto alguns parecem inúteis com aumento de status num percentual muito baixo. Combinar esses bônus com outras características, arquétipos ou armaduras pode ser o essencial para um build sólida. Uma dica que deixo é tentar focar todos os acessórios de forma que haja sinergia com sua build. Por exemplo, se for jogar em curta distância, tente juntar anéis que vão garantir uma melhor execução do seu ataque físico e sobrevivência.

Builds e Arquétipos

Os arquétipos quase podem ser chamados de classes em Remnant 2. O quase é mais pelo fato de o jogador poder começar com uma e terminar com qualquer outra coisa num caminho totalmente diferente. É mais fácil dizer que funciona como um passo inicial, garantindo uma premissa básica de jogabilidade, equipamentos e habilidades iniciais para isso.

A partir do momento que se consegue 10 pontos de características será possível utilizar um segundo arquétipo complementar e, assim, mesclar habilidades distintas de cada um. Quer focar em atirar de longe e ainda ter um cão te acompanhando? É possível, sim. Vai arriscar na vanguarda com foco total no corpo a corpo e ainda ser um médico? Também é possível. As combinações vão ser importantes no decorrer do jogo e primordiais do meio para o fim.

Apesar de servirem mais como um pontapé inicial, os 4 arquétipos base podem ser usados até o fim do jogo de forma bastante eficiente. Caçador (tiro à longas distâncias), Desafiante (tanque e melee), Médico (recuperação de vida e ressuscitação) e o Domador (suporte e apoio canino) são os iniciais, com outros ficando disponíveis durante a campanha, fim da mesma e através do modo aventura. Será necessário conseguir itens únicos que podem ser trocados no Wallace (Setor 13, mesmo vendedor que aumenta seus corações subindo as escadas no cais) por engramas de classe. Vendedores do Setor 13 vão fornecer os outros arquétipos que você não escolheu no início da sua aventura e eles já ficarão disponíveis por alguns recursos para que se possa usar a combinação de 2 arquétipos.

A base da sua build vai partir dos arquétipos escolhidos e depois complementado com armas, mods, armaduras, anéis, amuletos e, principalmente, características (habilidades). Use seus pontos em características que vão fortalecer sua build e tente fazer combinações que se complementem. Caso necessário, é possível resetar esses pontos ao adquirir um item com o Wallace.

Remn2_build

Armaduras

Talvez aqui eu deixe uma comparação que pode não fazer muito sentido para alguns, mas que quanto mais eu jogava Remnant 2 mais eu achava essa parte extremamente peculiar. Armaduras aqui funcionam mais como proteção elemental e de status específicos e não como pontos de defesa de forma geral. Com isso, a semelhança com Bloodborne foi se formando na minha mente.

Quando terminei Bloodborne observei que praticamente não troquei do primeiro set do caçador na maior parte do jogo, com exceção de momentos em que alterei para maior proteção a veneno ou status específico. O mesmo foi com Remnant 2 e de forma mais agressiva do que no primeiro jogo. Remnant: From the Ashes fazia mais uso de consumíveis para status e outros flagelos, que acabavam sendo mais importantes que armaduras.

Remnant 2 é ainda mais escasso que o primeiro jogo nesse sentido, caso você não vasculhe cada canto dos mundos e se arrisque no modo aventura sempre que possível. Não existe aqui uma variedade desses itens até metade do jogo, o que pode deixar o jogador confuso se está fazendo um caminho certo. Não se preocupe, o jogo deixa claro que sua evolução é independente da sua vestimenta e muito mais através de habilidades e melhoria de armas. Acaba sendo mais importante sobreviver na base do ataque do que recuando e se escondendo atrás de camadas de metal no corpo.

Mods e Armas de Chefes

A parte principal da jogabilidade em Remnant 2 acaba sendo seu poder ofensivo e como lidar com isso para que encaixe melhor na sua build. Armas iniciais vão se basear mais no seu arquétipo, mas é possível comprar várias outras dentro do Setor 13 e testá-las por ali mesmo no campo de treinamento.

É possível equipar um mod em cada arma e usar uma habilidade única sempre que uma carga de mod ficar ativa. Soltar uma granada que regenera vida, pinos com fumaça tóxica nos inimigos ou mesmo um arco de raios, são algumas possibilidades. Armas comuns permitem ao jogador equipar um mod livremente, mas armas únicas ou de chefes usam um mod fixo que condiz com o estilo da arma. Usar uma arma principal e uma secundária, com até 2 mods diferentes ao todo, acaba sendo outra parte importante da construção da sua build. Chefes normalmente deixam uma matéria-prima ao serem derrotados, que podem ser convertidas tanto em um mod quanto em uma arma.

O importante é tentar combinações que valorizam seu estilo de jogo e seus outros atributos. Terminei a campanha principal usando um rifle automático equipado com um MOD de dano de fogo e a Enigma como arma secundária, fazendo uso do seu poder de choque para controle de vários inimigos em tela. Isso junto aos anéis de recarga de arma, habilidades de ataque à distância e o arquétipo do pistoleiro para conseguir um tempo com cadência de tiros aprimorada e munição infinita acabou me deixando numa boa posição de poder de fogo.

Remnant_arma

Cooperativo

O cooperativo é sempre impactante em um jogo para o qual foi desenhado com essa função em mente. Remnant: From the Ashes era um jogo desbalanceado em modo cooperativo para 3 jogadores, melhor para uma dupla e terrível solo. O balanceamento do jogo foi algo ajustado de forma recorrente em seu ciclo de vida e serviu para entregar uma experiência um pouco melhor na sequência.

De forma geral, a experiência cooperativa em Remnant 2 é melhor para 2 jogadores. Um trio ainda pode sofrer com alguns inimigos, principalmente chefes, se tornando esponjas de bala em alguns momentos e nas dificuldades mais elevadas. Para o jogador solo, as melhorias ficam evidentes e é algo bem mais aceitável hoje do que o terror presente no primeiro jogo, mas acaba não sendo a maneira ideal para tirar o maior proveito do jogo.

Para quem não possuir amigos para compartilhar essa experiência, Remnant 2 tornou o modo cooperativo com jogadores aleatórios algo muito mais divertido e simples de ser aproveitado. Agora é possível se juntar a uma partida online desde a pedra do seu mundo apenas procurando por jogadores que deixaram sua sessão livre. Também há uma roda de comunicação por gestos para facilitar a troca de informações entre os jogadores para coisas simples, como pedir munição, cura, e até indicar o caminho que deseja explorar.

Remnant2_coop

Um ponto importante a ficar de olho é que apenas o host tem seu progresso na história registrado. As campanhas dos jogadores convidados ficam no ponto em que eles a deixaram da última vez que jogaram sozinhos ou hospedaram uma sessão. Entretanto, qualquer item, equipamento, chefes eliminados, recompensas, troféus, tudo conta normalmente. Também é possível iniciar um modo aventura no seu jogo de qualquer mundo concluído em coop, mesmo que não tenha passado por ele ainda na sua campanha principal.

Remnant 2 é uma experiência incrível quando cooperativo com outros jogadores e ainda é a melhor maneira de aproveitar o jogo como um todo. Estilos de jogos diferentes podem se complementar ou jogadores podem decidir unir forças em estilos idênticos e aproveitar de uma empreitada similar. De toda forma, Remnant 2 reforça que o cooperativo é a melhor saída para diversos problemas ou para criar situações hilárias em diversos momentos.