A Remedy Entertainment divulgou hoje (12) seu relatório financeiro. Nele, a empresa diz estar “insatisfeita” com as baixas vendas de lançamento de FBC: Firebreak, mas acredita que tem “um jogo sólido para se basear” e pode conquistar os jogadores.
Perfomance de FBC: Firebreak
O jogo de tiro em primeira pessoa PvE cooperativo, ambientado no universo de Control, foi lançado em 17 de junho para PS5, Xbox Series X/S e PC e não é apenas o primeiro jogo multiplayer da Remedy, mas também o primeiro jogo totalmente autopublicado.
Em seu relatório financeiro semestral (via VGC), a empresa afirma que, embora o lançamento tenha sido um sucesso técnico, pois atingiu mais de 1 milhão de jogadores nos primeiros 10 dias, isso não resultou necessariamente em um sucesso financeiro, já que a “maioria dos jogadores eram usuários do Xbox Series X/S e do PS5”.
O jogo foi lançado tanto no Xbox Game Pass quanto no PS Plus Extra, o que significa que é improvável que muitos jogadores tenham comprado o jogo pelo preço integral nesses sistemas. Em vez disso, a Remedy recebeu “um acréscimo inicial dos contratos de serviço de assinatura com a Sony e a Microsoft”, um pagamento por disponibilizar seu jogo nos serviços.
Embora a Remedy esperasse que as vendas da versão para PC compensassem as baixas vendas nos consoles, ela observou: “no Steam, que foi planejado como o principal canal de vendas para o consumidor final no PC, o lançamento teve um desempenho abaixo do esperado”.
A desenvolvedora afirma que o feedback inicial sobre o jogo foi negativo, mas também afirma que, com o tempo, trabalhou duro para reverter essa situação e que os jogadores que continuaram jogando estão mais satisfeitos agora.
“A experiência inicial de integração e a estrutura das missões do jogo resultaram em altas desistências iniciais de jogadores e um fluxo de avaliações negativas”, afirmou. “À medida que os jogadores passavam mais tempo no jogo e lançávamos atualizações que o aprimoravam, o sentimento nas avaliações se tornou mais positivo”.
No geral, a Remedy afirma: “comercialmente, não ficamos satisfeitos com as vendas para o consumidor final de FBC: Firebreak na fase de lançamento”. Apesar disso, acredita que pode reverter a situação do jogo a longo prazo.
“FBC: Firebreak foi projetado como um jogo que evolui com o tempo”, disse a Remedy. “Apesar do lançamento conturbado, acreditamos que temos um jogo sólido para desenvolver. Jogadores que passaram mais de uma hora jogando o jogo fizeram avaliações positivas, mostrando que a experiência principal é divertida. Já lançamos patches e comunicamos como o jogo continuará a se desenvolver. Olhando para o futuro, uma “Atualização Principal” maior no final de setembro será o próximo passo fundamental para FBC: Firebreak. Isso será apoiado por atividades de marketing direcionadas, que esperamos que aumentem o interesse no título”.
“Estamos comprometidos em continuar trabalhando em FBC: Firebreak, interagindo com a comunidade e expandindo o jogo”, conclui.
De acordo com o SteamDB, o lançamento do jogo no Steam foi modesto, atingindo um pico de 1.992 jogadores simultâneos no lançamento e continuando a cair desde então. Nas últimas 24 horas, o pico foi de apenas 24 jogadores.
Control 2 e Max Payne Remake
Além do suporte a FBC: Firebreak, a Remedy também trabalha em Control 2 e no remake de Max Payne (via Push Square).
No caso de Control 2, a sequência para PS5 está “no caminho certo”, e a equipe está atualmente focada na “jogabilidade, nos ambientes e nas missões. O trabalho continua para desenvolver o jogo e torná-lo uma oferta comercial forte”. Já o remake de Max Payne está em “produção total”.
“No segundo trimestre [de 2025], a equipe aproveitou o impulso constante do início do ano”, diz a Remedy. A colaboração com a Rockstar Games ainda é considerada “próxima e produtiva”, e o projeto como um todo está agora se aproximando de sua “próxima grande fase”.
Quanto aos títulos da Remedy atualmente no mercado, Control já ultrapassou 5 milhões em vendas, enquanto que Alan Wake 2 “continuou vendendo de forma constante e acumulando royalties”.