A Remedy Entertainment disse que os jogadores devem esperar uma “cadência mais regular de sequências” para Alan Wake e Control.
Depois de lutar por mais de uma década para fazer uma sequência do original de 2010, Alan Wake 2 foi finalmente lançado em outubro passado, enquanto uma sequência de Control de 2019 está atualmente em desenvolvimento.
O CEO da Remedy, Tero Virtala, discutiu os planos para as duas franquias como parte dos resultados financeiros anuais da empresa finlandesa, que foram publicados na quarta-feira (via VGC).
“Com Alan Wake e Control, temos agora duas franquias estabelecidas, e nossa ambição é transformá-las em franquias que tenham alto reconhecimento de marca, base de usuários em constante crescimento, cadência mais regular de sequências e capacidade de gerar receitas e lucros em alto nível”, disse. Virtala também forneceu uma atualização sobre o status dos projetos de desenvolvimento do estúdio.
“Control 2 continua na etapa de prova de conceito. No quarto trimestre, a equipe trabalhou principalmente na construção e no combate do mundo”, disse ele. Codename Condor, um jogo multijogador cooperativo ambientado no universo Control, está “em fase de preparação de produção e a equipe se concentrou no combate e na mecânica do jogo”, acrescentou Virtala. “Ambos os jogos provaram ser divertidos e envolventes”.
“Max Payne 1 & 2 Remake também continuou na fase de preparação para a produção”, disse. “A equipe fez progressos consideráveis ao longo do ano. O remake será um novo jogo importante com grande potencial, possibilitado por um orçamento de desenvolvimento semelhante ao de Alan Wake 2”.
Virtala disse que a Remedy espera que o remake de Condor, Control 2 e Max Payne 1 e 2 “avance para os próximos estágios de desenvolvimento” durante o primeiro semestre deste ano.
Em novembro passado, a Remedy anunciou o reboot do Codename Vanguard, que foi renomeado como Codename Kestrel. Anteriormente projetado como um jogo gratuito, o título publicado pela Tencent voltou ao estágio conceitual. A Remedy disse que agora será um “jogo premium com um forte componente multijogador cooperativo”.
“2023 foi um ano desafiador, mas notável para a Remedy”, disse Virtala nos resultados financeiros de hoje. Embora a empresa tenha visto a sua receita anual cair 22,2%, para 33,9 milhões de euros, e registado um prejuízo operacional de 28,6 milhões de euros, Alan Wake 2 foi um sucesso comercial e de crítica, e a Remedy adquiriu todos os direitos da franquia Control da 505 Games.
A empresa espera que sua receita aumente neste ano e que o lucro operacional melhore. A empresa disse que fornecerá uma visão mais detalhada depois de decidir sobre o modelo de negócios e possíveis parcerias para Control 2 e Condor.