Especiais

Razer Raiju V3 Pro – Review

Com o cenário dos jogos multiplayer cada vez mais competitivo, qualquer fração de segundo pode ser decisiva para superar os adversários. Pensando nisso, a Razer anunciou recentemente o Raiju V3 Pro, um controle desenvolvido em parceria com jogadores profissionais, voltado para o universo dos eSports, mas que também promete agradar quem busca extrair o máximo desempenho em suas partidas online.

Apresentação e Layout

Logo ao abrir a caixa do Raiju V3 Pro, percebe-se a alta qualidade do produto, que, inclusive, é oficialmente licenciado pela Sony. O design totalmente em preto fosco é sóbrio, sem a presença de ilimuminação RGB. A inspiração no controle DualSense é evidente tanto na posição dos analógicos quanto dos tradicionais botões característicos dos consoles da marca japonesa. No entanto, a ausência do sistema de vibração, do autofalante frontal, do feedback háptico e dos gatilhos adaptáveis evidencia que se trata de um controle muito mais voltado para o desempenho competitivo do que para a imersão em jogos single player.

Razer Raiju V3 Pro

Principais Funcionalidades

Analógicos Magnéticos com Capas Substituíveis

O Raiju V3 Pro vem acompanhado de direcionais analógicos magnéticos TMR, que garantem maior precisão na execução dos comandos e mais resistência ao temido drifting, um problema que ainda afeta boa parte dos jogadores atualmente. As capas são intercambiáveis, podendo ser substituídas por sticks de haste mais alta, voltados para maior precisão e controle de recoil em jogos de tiro, ou por sticks mais baixos, ideais para reações rápidas e movimentos ágeis.

Ao todo, são quatro capas de analógicos que acompanham o conjunto, e confesso que, no início, tive certa dificuldade para entender o posicionamento correto dos encaixes. Isso acontece porque a seta de orientação presente nos botões é bastante discreta. No entanto, uma vez engastados, os analógicos oferecem uma sensação de controle muito agradável, com respostas firmes e precisas. Além disso, a concavidade no topo das capas garante uma adaptação confortável dos polegares, contribuindo para uma experiência mais ergonômica durante as partidas.

Razer Raiju V3 Pro

Essa ergonomia também se destaca na textura do controle, que conta com um revestimento levemente emborrachado para garantir mais firmeza na pegada. Além disso, a base mais larga facilita o alcance dos principais botões e ajuda a reduzir a fadiga durante longas sessões de gameplay.

Botões Mapeáveis e com Clique de Mouse

Mas o que realmente se destaca no Raiju V3 Pro são os botões traseiros mapeáveis, um dos grandes diferenciais do controle. São quatro botões que simulam cliques de mouse com excelente resposta e posicionamento, podendo ser personalizados para diferentes estilos e gêneros de jogo. Além disso, eles podem ser removidos facilmente com a chave de fenda que acompanha o produto e substituídos por tampas, caso o jogador sinta que estão atrapalhando sua performance. Ainda assim, em se tratando de um controle com foco competitivo, é difícil imaginar quem vá querer abrir mão dessa vantagem, não é mesmo?

Razer Raiju V3 Pro

Outro ponto que merece destaque é o direcional, construído em um esquema flutuante de oito direções, que oferece maior precisão e respostas rápidas ao trocar de equipamento. Além disso, o direcional pode ser customizado para funcionar em quatro ou oito direções, assim como priorizar a ordem de determinado comando, o que se mostra uma excelente alternativa para executar golpes especiais em jogos de luta, por exemplo.

Aliás, todos os botões do Raiju V3 Pro utilizam uma tecnologia que simula cliques de mouse, proporcionando não apenas um som agradável e responsivo, mas também reações rápidas e um amortecimento aprimorado, que contribui para a maior durabilidade do controle.

Gatilhos Reguláveis e Ágeis

Apesar da ausência dos gatilhos adaptáveis e de outras funções do DualSense, o que, aliás, torna o controle da Razer cerca de 30 gramas mais leve que o original do PS5 e 75 gramas mais leve que o DualSense Edge, os gatilhos do Raiju V3 Pro contam com a tecnologia HyperTrigger, além de uma trava de regulagem localizada na parte de trás do controle que permite alterar o curso de pressão do gatilho. Em armas que exigem um tempo de disparo maior, como rifles de assalto, o curso mais longo do gatilho se mostrou extremamente preciso, enquanto em armas voltadas para o tap fire, como as DMRs, o ajuste para o modo rápido torna os disparos mais consistentes.

Outros dois botões adicionais, no estilo bumpers, estão posicionados próximos aos gatilhos, permitindo que sejam alcançados mais rapidamente, especialmente por jogadores que utilizam a pegada em estilo “garra”. Apesar de essa função parecer bem específica, mesmo eu, que não tenho mãos muito grandes e prefiro segurar o controle de forma tradicional, consegui alcançar os botões com facilidade em momentos que exigiam trocas rápidas de direção ou de equipamento.

Razer Raiju V3 Pro

Principais Conexões

O Raiju V3 Pro também acompanha um estojo de transporte, um cabo USB de dois metros — que, embora não seja trançado, parece bastante reforçado e se encaixa perfeitamente na cápsula de proteção do controle, evitando problemas de desconexão ou defeitos na porta — e um dongle USB para conexão wireless. Aliás, a conexão sem fio, por meio da tecnologia HyperSpeed, praticamente elimina a latência, oferecendo uma excelente opção para quem prefere jogar em uma TV ou em um setup livre de cabos.

Quem optar pela conexão wireless também poderá aproveitar o Raiju V3 Pro em longas sessões, já que a bateria pode durar facilmente mais de 30 horas com uma carga completa. A opção de conexão também deve ser mudada em uma chave localizada na parte de trás do controle, para que não haja nenhum tipo de interferência de sinal. Além disso, o controle permite conectar um headset por meio de uma entrada P2, oferecendo ainda mais praticidade durante o gameplay.

Uma Ampla Customização

No que diz respeito à customização, o Raiju V3 Pro oferece inúmeras possibilidades. A ausência mais notável, porém, é a falta de um esquema de mapeamento diretamente na interface do PS5, já que a Sony ainda não liberou essa função para controles de terceiros. Por não haver uma conexão Bluetooth com o console, o Raiju V3 Pro não é capaz de ligá-lo pelo botão PS, sendo necessário utilizar um DualSense ou o botão direto no aparelho.

Razer Raiju V3 Pro

Por outro lado, o controle oferece uma função prática de customização dos botões adicionais, que pode ser acionada ao pressionar o botão de mapeamento, localizado abaixo do botão PS, seguido pelo botão que se deseja copiar e pelo atalho que se pretende mapear.

Outra alternativa bastante prática para os jogadores de PS5 é utilizar o aplicativo Razer Controller, disponível para Android e iOS, e parear o controle via Bluetooth, oferecendo uma gama muito maior de opções de customização. Pelo aplicativo, é possível definir atalhos dos botões de ação, além de ajustar a intensidade de pressão dos gatilhos, regular a dead zone e a sensibilidade dos analógicos e muito mais. Ao todo, quatro perfis podem ser salvos, que depois são facilmente acessados pelo controle por meio de atalhos específicos.

Também é possível recorrer ao software Razer Synapse 4 no PC para ajustar todas as configurações e preferências do Raiju V3 Pro de maneira ainda mais detalhada. O controle também pode ser usado no PC simplesmente alterando a posição da chave na parte de trás. No entanto, para os testes desta review, todas as análises foram realizadas apenas com jogos de PlayStation 5.

Razer Raiju V3 Pro

Posicionamento no Mercado

Tendo dito tudo isso, fica claro que praticamente não há pontos negativos em relação ao Raiju V3 Pro quando se trata de qualidade de construção e performance. Contudo, o preço do controle reflete diretamente o nível de qualidade que ele oferece.

Até o momento desta análise, o preço sugerido pela Razer para o Raiju V3 Pro no Brasil — com lançamento oficial previsto para março de 2026 — é de R$ 1.769,99. Esse valor coloca o controle em um patamar de mercado acima do DualSense Edge, embora a proposta de cada um seja bastante diferente.

No caso do controle da Sony, por exemplo, trata-se de um produto intermediário, capaz de agradar tanto jogadores que curtem multiplayer quanto os que e ainda se dedicam aos jogos single player, mesmo que para isso sejam necessários alguns sacrifícios, como a ausência de analógicos com efeito Hall. Já o Razer Raiju V3 Pro é um produto topo de linha, voltado para aqueles que buscam ferramentas precisas em seu setup, garantindo vantagens competitivas de forma legítima, mesmo que isso exija um investimento muito mais alto.

Conclusão

O Razer Raiju V3 Pro se destaca como um dos controles profissionais mais impressionantes já desenvolvidos para o PlayStation 5. Sua construção com materiais de altíssima qualidade assegura excelente durabilidade e jogabilidade, enquanto as amplas opções de personalização o tornam uma ferramenta capaz de satisfazer até os jogadores mais exigentes. Contudo, o preço estimado de lançamento o posiciona como um produto voltado a um público bastante restrito.

Análise realizada com uma unidade fornecida pela Razer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo