Ranking de Street Fighter 6 não será resetado; patches grandes de balanceamento serão anuais

Street Fighter 6

Durante o showcase de Street Fighter 6 em 6 de abril, o narrador do programa disse: ‘temos partidas ranqueadas específicas e aleatórias de personagens e fases de partidas ranqueadas, que determinarão sua classificação por um período’. A frase usada aqui parecia implicar que as classificações não seriam permanentes, o que ajudou a desencadear o boato.

Agora foi confirmado que não é bem assim. O produtor Shuhei Matsumoto afirmou diretamente que não haverá reset de LP para o modo ranked de Street Fighter 6, mas antes disso, o diretor Takayuki Nakayama explicou mais sobre como e por que o modo classificado funciona do jeito atual.

Leia abaixo uma entrevista do site japonês Inside-Games (via EventHubs):

Inside-Games: Vamos falar um pouco sobre as partidas ranqueadas que, pelo menos até agora, foram a principal característica dos jogos de luta. Parece que os ganhos de LP e o intervalo de matchmaking se tornaram mais flexíveis em Street Fighter 6 em comparação com 5. Qual foi o seu processo de pensamento que levou a isso?

Nakayama: Usando Street Fighter 5 como base, analisamos quais partes provavelmente não eram boas para o jogador ou poderiam fazê-lo desistir do jogo e buscamos melhorá-las. A velocidade da revanche sendo tão incrivelmente rápida é especificamente por causa disso. Além disso, não olhamos apenas para jogos de luta, mas também pesquisamos outros gêneros e o que há de comum neles para sistemas de classificação.

Inside-Games: Para obter Master Rank em Street Fighter 5, acho que você precisava estar em torno de 70% de taxa de vitória, mas em Street Fighter 6 parece que você pode chegar lá mesmo se mantiver algo em torno de 50% de taxa de vitória. Mesmo nessas classificações altas, definitivamente há muita diferença entre as habilidades dos jogadores, então ouvi muitos fãs de longa data pedindo classificações mais altas do que Mestre também.

Nakayama: Sim, estamos desenvolvendo certos sistemas para jogadores de alto nível. Nós mencionamos isso no showcase de Street Fighter 6 antes do lançamento do jogo, mas estamos planejando adicionar uma Master League e dentro dela ter períodos limitados que chamamos de “atos” onde os jogadores podem ganhar pontos específicos para a liga e apostá-los em partidas uns contra os outros.

Inside-Games: Falando nisso, há rumores de que pode haver um reset do LP em algum momento.

Matsumoto: Não haverá redefinição de LP. Este é um novo sistema que estamos preparando para Street Fighter 6.

Nakayama: Desde antes do lançamento do jogo, já sabíamos que fãs apaixonados alcançariam os primeiros lugares rapidamente. O pro gamer Haitani já trouxe todos os personagens para o Master Rank, isso me fez pensar “ele joga demais!” haha. Mas vamos trazer isso para você em um futuro próximo, então, por favor, aguarde.

Também tivemos uma discussão sobre os patches de balanceamento:

Inside-Games: Acho que muitos jogadores também estão interessados em ajustes de balanceamento. Você tem uma direção específica em mente?

Nakayama: Nossa ideia geral é uma vez por ano. Não é bom mudar o equilíbrio durante as temporadas de torneios, então queremos manter isso em mente na Capcom Cup. Mas quando houver problemas como o problema técnico de arremesso não intencional do outro dia, trabalharemos para corrigi-los imediatamente. Ainda pode haver pequenas mudanças aqui e ali, mas esse é o nosso objetivo geral.

Matsumoto: Em outras palavras, nossa visão é fazer uma “mudança total no balanceamento do elenco” uma vez por ano.

Nakayama: Além disso, em relação ao equilíbrio, tentaremos buffar em vez de nerfar o máximo possível.

Inside-Games: Buffem… E. Honda… GULP

Nakayama: Desde antes do lançamento, passamos mais de 2 anos jogando centenas de partidas todos os dias e ajustando as coisas de um lado para o outro, então não acho que haverá algo muito extremo. Parece que muitas pessoas estão lutando contra E. Honda, mas olhando para os dados, as taxas de vitória de E. Honda e JP diminuíram bastante desde os primeiros dias após o lançamento do jogo. Também no Red Bull Kumite outro dia, Marisa foi a vencedora. Será interessante ver se a popularidade dela aumenta com isso.