Com o Chelsea jogando em torno de quantidades excessivas de dinheiro para a segunda janela de transferência sucessiva, comprando pessoas como Enzo Fernandez por uma taxa recorde britânica de 120 milhões de euros e Mykhaylo Mudryk por mais 100 milhões de euros – levando os gastos do novo proprietário para mais de 600 milhões de euros desde que ele comprou o clube de Roman Abramovich em maio – teria sido fácil perder algumas de suas assinaturas de perfil inferior. 

Um dos quais foi Andrey Santos, que assinou para o clube do oeste de Londres com o Vasco da Gama por 12,5 milhões de euros no início de janeiro. O jogador de 18 anos ainda não foi visto com uma camisa do Chelsea, pois não conseguiu cumprir os requisitos para uma permissão de trabalho para jogar na Inglaterra, mas os Blues estão esperançosos de que agora têm motivos adequados para reaplicar, já que o meio-campista ganhou mais pontos ao representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano Sub-20 na Colômbia. 

Mas quem é o Santos? Bem, ele é um meio-campista alto e atlético que ajudou o Vasco da Gama a ganhar promoção da segunda divisão para o Brasileiro na última temporada – atuando em 33 dos 38 jogos da liga do Rio de Janeiro e marcando oito vezes ao terminar em terceiro, um ponto atrás do segundo colocado Grêmio, na Serie B. 

Atualmente capitão do Brasil Sub-20 no já mencionado Campeonato Sul-Americano, o Santos está incendiando o torneio na Colômbia – marcando na vitória de 3×0 sobre o Peru, duas vezes na vitória de 3×1 sobre a rival Argentina e novamente no empate em 1×1 com os anfitriões e na vitória de 3×0 sobre a Venezuela, já que a jovem seleção está invicta em seus sete jogos no momento da redação. 

O Chelsea, que é o sétimo favorito na apostas Champions League 2023, defendeu as potências financiadas pelo Oriente Médio Manchester City e Newcastle United para garantir os serviços do meio-campista, e o guru da transferência Fabrizio Romano afirma que os Blues estão muito felizes com a aquisição do jogador de 18 anos, dizendo em um tweet: “O Chelsea está convencido de que eles assinaram uma jóia apropriada, pois Andrey Santos já marcou quatro gols em quatro jogos pelo Brasil sub-20 no Sudamericano Sub-20. 

“É justo lembrar que o Chelsea gastou 12,5 milhões de euros para contratar Andrey… e ele é um meio-campista”. 

Vale notar que, embora ele tenha uma promessa imensa, o Santos é muito provavelmente um para o futuro e não vai ajudar o Chelsea com aqueles que procuram a aposta da Betfair instantaneamente. Ele só jogou futebol sênior na segunda divisão no Brasil até agora em sua carreira, portanto, certamente não está pronto para dar o salto imediato para a Premier League – que é sem dúvida a liga mais difícil e desafiadora do mundo. 

Mas parece que os torcedores do Chelsea têm muito o que se empolgar, com o Juninho, 40 vezes internacional brasileiro, também cantando seus elogios.

Fisicamente, ele é um monstro”, disse a antiga lenda do Lyon no podcast “Resenha Loading”. Sem a bola, sua participação no jogo é total. Ele não pára. E, tecnicamente, ele está muito acima dos outros.

Ele não vai ser melhor que eu, ele vai ser muito melhor que eu. Ele é um jogador muito mais completo. Aos 18 anos, eu não joguei metade do que ele joga, não tenho vergonha de dizer isso”.