DualShock 4

Com base nas tendências atuais, a indústria de jogos continuou a evoluir, com novas tecnologias e desenvolvimentos sendo introduzidos regularmente. A tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada está cada vez mais integrada nos jogos, oferecendo experiências ainda mais imersivas.

Os jogos de forma geral continuam a crescer em popularidade e os jogos em nuvem permitem que os jogadores aproveitem jogos mesmo em dispositivos menos potentes, sem ocupar espaço local. Os jogos multiplayer online também continuam sendo uma opção que tem conquistado o público, e a modalidade e-Sports também é uma tendência crescente. Há, além disso, um interesse constante na transmissão de jogos, com plataformas como Twitch, Youtube e Facebook Gaming se tornando cada vez mais populares.

Como as VPNs entraram na indústria de jogos

As redes privadas virtuais são serviços de criptografia que protegem a atividade online de ameaças potenciais. Há várias opções quando se trata de escolher um serviço, mas a maioria oferece um VPN free trial para que os possíveis membros possam ter uma ideia do que estes serviços oferecem.

As VPNs podem ser introduzidas no universo dos jogos de várias formas, mas principalmente através do desenvolvimento de software por empresas de jogos e provedores de VPNs.

Por exemplo, uma maneira interessante de integração é através da  existência da funcionalidade VPN nos próprios jogos, permitindo que os jogadores se conectem facilmente a uma VPN enquanto jogam.

Outra forma é através de parcerias entre fornecedores de VPN e empresas de jogos. Estas parcerias permitem aos provedores de VPN oferecerem serviços especiais para jogos ou otimizar seus servidores para este mercado, e também oferecem acordos especiais ou descontos para jogadores.

Além disso, o software de uma VPN também pode ser baixado e instalado como uma aplicação separada, o que permite aos jogadores se conectarem ao servidor VPN que quiserem antes de entrarem no jogo, para aproveitarem todas as vantagens que a ferramenta oferece.

Motivos pelos quais as VPNs são usadas para jogos em 2023

As VPNs e os jogos estão interligados de várias maneiras, por isso, são muitos os benefícios do uso desta ferramenta pelos gamers. Veja algumas vantagens:

  • Ajudar os jogadores a acessarem jogos e conteúdos de jogos que podem estar bloqueados ou não disponíveis em sua região. Ao conectarem-se a um servidor VPN em um local diferente, os jogadores podem contornar as restrições geográficas e acessar os jogos que desejam jogar.
  • Ajudar a melhorar a experiência dos jogos, reduzindo o atraso e melhorando as velocidades de conexão. Ao conectar-se a um servidor VPN mais próximo do servidor dos jogos, por exemplo, os jogadores podem reduzir a distância que seus dados têm que percorrer, o que pode levar a conexões mais rápidas e mais estáveis.
  • Proteger os jogadores de ataques DDoS, que são uma forma comum de ataque cibernético na comunidade de jogos. Os ataques DDoS podem sobrecarregar um servidor de jogos e causar o seu colapso, tornando impossível a conexão dos jogadores. As VPNs podem ajudar a mascarar o endereço IP do usuário, tornando mais difícil para os atacantes atingi-los.
  • Proteger as informações pessoais dos jogadores. Por exemplo, detalhes de cartão de crédito, já que os brasileiros dão prioridade para meios de pagamentos digitais, e mesmo as suas identidades online de serem rastreadas por hackers, permitindo que os usuários joguem anonimamente.

Em resumo, as VPNs podem ajudar na experiência dos jogos de várias formas, dependendo dos requisitos de cada jogador. Por isso, sem dúvidas, é uma ferramenta que ainda pode ganhar ainda mais popularidade com o passar do tempo e o desenvolvimento da tecnologia, que por sinal deve ser um dos setores de mais destaque no ano de 2023.