Hoje em dia escolher uma TV nova requer estudo sobre o que ela pode oferecer.

Se antigamente o ponto mais importante era o preço, agora existem outros aspectos essenciais. Como, por exemplo, saber quais são as características ideais de uma TV para games, no caso de quem compra o aparelho para conectar consoles.

A diversão de jogar videogame pode ser aumentada através da qualidade de uma televisão. Com o avanço da tecnologia no mundo dos jogos, em que os gráficos esbanjam realidade visual, escolher entre os melhores tipos de tela tornou-se indispensável.

Afinal, nada melhor que aproveitar o dinamismo e a conectividade para ter uma experiência incrível.

Mas a verdade é que os fabricantes não param! A enorme quantidade de modelos nas lojas confunde os consumidores, a partir de diferentes funções.

E você, está na dúvida sobre qual a melhor Smart TV para jogar? Veja quais são as características ideais de uma TV para games.

Tipo de tela

A tecnologia QLED dá o que falar, já que conta com sistema de cores limpas, transmitindo imagens “palpáveis”. O que pode assustar um pouco é o valor de mercado, pois esta alternativa é a mais cara.

A TV OLED é outra escolha excelente, especialmente comparando com a televisão de LED padrão, que é mais inferior. Embora a primeira pese um pouco mais no bolso, ela possui taxas de contraste diferenciadas; tons pretos mais realistas. Profundos. Enquanto a tela de LED apresenta cores mais iluminadas; equilibrando contraste e brilho.

Ainda assim, Smart TVs de LED são bons aparelhos e entregam uma imagem satisfatória, bem como o custo.

De acordo com o site ReviewTV, as televisões com essa tecnologia podem chegar a mais de R$12.000,00, dependendo do tamanho da tela. Essa é realmente para poucas pessoas.

Padrão antirreflexo

O padrão antirreflexo é uma das características ideais de uma TV para games. A configuração não permite que a iluminação de fora “espelhe” na tela criando pontos cegos, que atrapalham a jogabilidade.

Os fabricantes de televisão têm se empenhado no desenvolvimento de hardware e software que impossibilitem tais reflexos. Ou seja, se a luz solar vinda da janela “bater” na tela da TV, a mesma continuará limpa e fiel ao conteúdo do display. Isso é feito de modo automático, em que o dispositivo ajusta as configurações de imagem conforme a luz externa.

Qualidade de imagem

Os televisores com imagem Full HD e Ultra HD (4K) possuem a melhor experiência visual para games. Em virtude da quantidade de pixels que é maior, reduzindo consideravelmente a exposição de pontinhos minúsculos que moldam a imagem.

A Smart TV 4K se destaca ainda mais que a Full HD, pois entrega as particularidades dos gráficos. Isso ocorre porque sua imagem tem até quatro vezes mais pixels do que a Full HD. No entanto, esta tecnologia peca no “atraso de tela”, o famoso imput lag. Antes de comprar, avalie se oportuniza no máximo 25 m/s de atraso no módulo jogo.

Taxa de lag

Como mencionamos acima, a taxa de lag pode comprometer a performance do jogo. Já reparou que em algumas situações ao mudar de canal a TV trava e demora a executar o comando? É disso que estamos falando!

A taxa de lag de um aparelho é a velocidade do processamento de imagem referente ao comando. Sendo assim, antes de definir o alvo, certifique-se de que sua taxa é a menor possível.

Para chegar a esses dados, veja o modo jogo da TV que mais te chamou a atenção. A partir desta configuração, o equipamento otimiza o processamento para rodar as imagens mais rapidamente.

Taxa de atualização

Recomenda-se escolher uma alternativa com a taxa de atualização de no mínimo 120 Hz para games. Por causa da velocidade dos movimentos que o jogo propõe, o melhor aparelho de televisão é aquele que dispõe deste suporte.

A taxa de atualização, ou frequência, é a característica responsável pela dinâmica da imagem. Entre as informações apontadas pela marca, conseguimos identificar se o aparelho traz mobilidade rápida e sutil de modo realista. Quanto maior for o número da taxa, melhor é a exibição de movimentos.

HDR

A tecnologia HDR é a mais fiel às cores naturais, com ampla ação de contraste. Para quem joga games com PS4, PS5, Xbox One S ou Xbox Series, optar pelo modelo com HDR faz toda diferença.

Neste aspecto, o gamer usufrui de cenários mais verdadeiros, explorando cores mais profundas que valorizam o quadro por inteiro. Sem falar que a imagem é bem mais nítida que as demais.

Tamanho da tela

Outra característica fundamental de uma TV para games é o tamanho da tela. Mesmo quem possui ótimas referências de frequência, enquadramento e cores, precisa investir na dimensão do aparelho.

Televisores com tela “pequena” para a atividade, abaixo de 40 polegadas, não contribuem para exibir todos os detalhes. Se a ideia é ter toda a estética visual dos gráficos, tornando a imagem realista, vale a pena investir nas melhores opções. Melhor do que jogar seu game preferido num bom console, é fazer isso numa tela maior.