Antes de ser adquirida pela Microsoft, a Double Fine Studios enfrentou algumas decisões criativas para Psychonauts 2. Com tempo e orçamento limitado, parte do conteúdo precisou ser retirado do jogo, como lutas contra chefes por exemplo.
O designer de jogos Tim Schafer, fundador da Double Fine e design de vários jogos como Grim Fandango e Brutal Legend, contou como a aquisição do estúdio aumentou o escopo do jogo. De acordo com Tim, quando se tem um orçamento e tempo de produção limitado, muito do que pode ser produzido em um projeto pode acabar sendo descartado. Porém, quando o estúdio foi adquirido, tiveram a oportunidade de retornar isso de volta ao jogo.
Trabalhar sobre a tutela da Microsoft garantiu a Double Fine ter uma segurança financeira e estrutura melhor com seus projetos, garantindo ainda assim uma certa independência com seus jogos.
Psychonauts 2 foi adiado para uma data ainda não divulgada em 2020 e provavelmente será o último projeto da Double Fine lançado em console da Sony.