Há alguns anos, o PSX Brasil começou a ter seus reviews compilados no OpenCritic (no momento desta publicação, 1.102 reviews dos 2.007 publicados no site estão contabilizados nele). Apesar de ser um excelente site, muitos usuários utilizam o Metacritic como base para as médias dos jogos.

E, agora, temos a felicidade em dizer que fazemos parte também do Metacritic. Você pode conferir a página com os nossos reviews publicados desde fevereiro de 2022 no seguinte link:

Quando comandava o nosso site irmão, Switch Brasil (na ocasião, ainda Wii Brasil), conseguimos fazer parte do Metacritic também graças aos esforços dos nossos redatores da época. Inclusive, fomos o primeiro site brasileiro a fazer parte do Metacritic – até onde sabemos. Apesar de não estar mais envolvido com o site, as análises ainda são consideradas.

Desde aquela época eu tentava colocar o PSX Brasil (PS3 Brasil, na ocasião) no Metacritic, mas sempre fomos recusados por motivos diferentes. Minha última tentativa havia sido em 2017, quando finalmente tinha desistido da ideia. Agora, em 2022, após saber que o Metacritic aceitou os sites IGN Brasil e The Enemy em sua relação, tentamos novamente e, depois de algumas reuniões e trocas de ideias, fomos aceitos graças ao esforços do redator Thiago Alencar.

Quais sites brasileiros estão no Metacritic? Honestamente, não faço ideia. Os que tenho ciência foram os que citei acima (ou seja, quatro sites, contando com a gente). Independente disso, é um orgulho imenso poder dizer que estamos na relação.

Na prática, isso não muda muita coisa para o nosso leitor. Nossas análises continuarão da mesma forma, com a opinião verdadeira do redator que a escreveu. Mas agora todos os reviews e principalmente a nota que dermos aos jogos serão contabilizados na média (metascore) do Metacritic.