PS5 Pro – Modo Boost e Aprimoramento de jogos do PS4

PS5 Pro PS4

Uma das vantagens que essa geração nos trouxe, e que muito provavelmente irá continuar na próxima, é a formação da sua biblioteca única de vários consoles, podendo ser aproveitada sempre no mais recente. A retrocompatibilidade com jogos de PS4 no PS5 e a execução desses jogos em uma qualidade melhor, seja via atualizações ou na força bruta, permite aos jogadores uma melhor opção para se divertir em seus títulos preferidos.

Um bom exemplo é Monster Hunter World, no qual comecei no PS4 Pro mas minha maior quantidade de horas foi ao longo do início de vida do PS5. A experiência do jogo na melhor resolução possível e com taxa de quadros estável foi extremamente mais agradável. O mesmo aconteceu com outros jogos, já que a biblioteca via retrocompatibilidade estava em sua grande maioria acessível e vários títulos que ainda não tinha jogado.

O PS5 Pro, o qual já demos nossas impressões iniciais, possui uma função interessante já disponível em seu lançamento que encaixa perfeitamente nessa discussão de uma biblioteca retrocompatível. No menu de configurações e depois em Tela e Vídeo, é possível encontrar a função de aprimoramento de jogos de PS4 no console. Tal função não existe no PS5 base e, até o momento, aparenta ser exclusivo do novo console.

PS5 Pro - Menu Aprimoramento PS4

Nada é muito explicado além do que aparece na opção, mas a ideia geral é de que a qualidade de imagem de títulos que ficaram exclusivos na geração passada sem uma versão própria para PS5 possam receber algum tipo de melhoria visual ou de performance. Em todo caso, não é bem isso o que acontece.

Pelo que foi apurado pela Digital Foundry, a opção trabalha mais como um filtro de pós processamento com foco em melhoria de nitidez da imagem já gerada. Não utiliza o PSSR para qualquer jogo de PS4 e também, infelizmente, não aumenta a taxa de quadros por segundo. Aparentemente, o filtro consegue melhorar com algum efeito texturas e pequenos serrilhados encontrados, mas não mais do que isso e você pode conferir nas imagens da galeria que para encontrar alguma mudança significativa é bastante difícil.

Um ponto observado também é que parece trabalhar melhor quando recebe uma imagem mais pura, por assim dizer, e principalmente nas imagens estáticas e de interface do jogo. Ou seja, se o jogo possui efeitos como aberração cromática, desfoque de movimento ou mesmo já efeitos de pós -processamento ativos, pode não resultar em muitas mudanças. O que pode indicar uma opção de desabilitar esses modos, caso haja no menu de opções de cada jogo, para tentar uma melhor imagem em alguns títulos.

Além disso, algo que foi falado após anúncio do PS5 Pro é a possibilidade do console aprimorar jogos que não receberam ou não vão receber suporte direto ao console. Chamado de Boost Mode e funcionando de forma automática sem uma função para ativar no menu, a intenção é usar força bruta do console para melhorar jogos com alguma margem para isso, tanto visual quanto em performance.

Em resumo, jogos que trabalham com resolução dinâmica e taxa de quadros liberada poderiam estabilizar nos seus pontos mais altos ou, pelo menos, melhorar suas condições caso não fossem as ideais. Um dos jogos mais recentes que poderiam entrar nisso como exemplo é Dragons Dogma 2, caso não tivesse recebido uma atualização específica para o PS5 Pro.

Se formos imaginar uma possibilidade aqui, caso o jogo não tivesse uma atualização, teria mantido suas condições de imagem com estabilização da resolução dinâmica e, talvez aqui o mais importante para o jogo em si, mantido uma taxa de quadros próxima ou cravada em 60. Há outros jogos que poderiam entrar nesse cenário e que, caso ainda não tenham recebido atualizações diretas, podem se beneficiar do modo em si.

Entretanto, pelo que a Digital Foundry observou principalmente ao testar Elden Ring no modo performance, a função não consegue ainda entregar um aprimoramento tão perfeito como o que acontece via retrocompatibilidade, quando o lançamento do PS5 estabilizou e aprimorou os mesmos pontos em jogos de PS4. Um dos grandes exemplos citados na época foi de Sekiro: Shadow Die Twice, que conseguiu entregar 60fps cravados com resolução 4K checkerboard.

Decidi testar um título que também teve problemas de performance em seu lançamento e não conseguiu alcançar os 6fps de forma contínua, Black Myth: Wukong. Nas primeiras horas do título, que ainda não recebeu uma atualização específica para o PS5 Pro, encontrei sim alguns engasgos e leves momentos de lentidão durante exploração e combate, mas a experiência como um todo parece bem mais estável. Pelo que observei, isso ainda foi numa quantidade menor do que durante seu lançamento, mas que ainda é algo presente aqui. Sendo assim, o Boost Mode entrega sim uma melhoria, mas o que parece ser o maior aprimoramento pelo console é a combinação de melhor recursos da GPU e o PSSR de forma direta.