Não é incomum o usuário adquirir jogos digitais em lojas de outras regiões. Isso era moda (e muitos ainda devem fazê-lo) no Steam e Xbox. Na PS Store nem tanto, mas uma região se destacava pelos seus preços baixos: a Turquia. Isso, no entanto, mudou.
A PS Store da Turquia era um lugar lucrativo para compradores internacionais devido baixo valor da moeda Lira Turca. Um ano atrás, a Sony finalmente decidiu reprimir essa exploração, tornando obrigatório ter um modo de pagamento turco para comprar jogos na PS Store do país – e não há cartões PSN (gift cards) para comprar.
Algumas mentes empreendedoras na Turquia decidiram usar a situação a seu favor, oferecendo o serviço de adquirir o jogo para terceiros por uma pequena taxa. Como os jogos ainda saíam mais baratos, os usuários da PSN fora da Turquia pagavam com prazer. Mas, como dito, isso agora acabou.
Como visto pelo PlayStation LifeStyle, os novos jogos na PS Store da Turquia têm custado tanto, se não mais, do que suas versões dos EUA. Os jogadores turcos certamente não estão felizes com a situação porque isso significa que eles estão pagando algo entre 2.499TL/US$ 74 para Black Myth: Wukong, por exemplo, ou a 2.799TL/US$ 82 por jogos como Assassin’s Creed Shadows.
Vale mencionar que há outros motivos, como o valor da moeda em relação ao dólar. Mas é difícil acreditar que o aumento não tenha sido para barrar a exploração (ele ocorreria em outros lugares do globo, por exemplo, se não fosse isso).