PS Plus Curiosidades

A PlayStation organizou um compilado com diversas curiosidades do plano PS Plus.

O serviço, que foi reformulado e relançado em junho de 2022, traz três planos de assinatura disponíveis – Essential, Extra e Deluxe – e várias vantagens para os usuários, desde testes de lançamentos, possibilidade de jogar online e uma grande variedade de jogos que atendem a diferentes perfis de jogadores, que variam mensalmente com a entrada e saída de novos títulos.

Mas muito além das centenas de jogos e diversas vantagens, há inúmeras curiosidades que podem interessar aos gamers e fãs da PlayStation. Para fazer esse levantamento, foi utilizado como referência o catálogo de dezembro de 2023.

Quanto tempo seria necessário para zerar o PlayStation Plus?

Com centenas de jogos catalogados no serviço, o usuário que se atrever a esse desafio extremo vai precisar dispor de uma quantidade gigantesca de tempo. Para esse cálculo, foi usado o site HowLongtoBeat, que em tradução livre significa“Quanto Tempo para Zerar” e que aponta o tempo necessário para completar jogos.

A duração dos jogos do PlayStation Plus é de exatas 26.482 horas, o equivalente a jogar videogame por mais de três anos seguidos.Nesse tempo, seria possível, por exemplo, assistir ininterruptamente a 46 edições do Campeonato Brasileiro, da primeira à última rodada, ou então realizar o maior voo comercial do mundo, de Nova York a Singapura, mais de 1.300 vezes.

O top 5 jogos que exigem mais tempo são:

  1. Elite Dangerous (630 horas)
  2. Sid Meier’s Civilization VI (330 horas)
  3. Stellaris: Console Edition (317 horas)
  4. Fallout 76 (305 horas)
  5. Story of Seasons: Friends of Mineral Town (274 horas)

Qual capacidade de memória exige os jogos do PS Plus?

Com tantas opções de jogos no catálogo, o usuário tem que escolher qual aventura ele vai baixar no console primeiro antes de seguir zerando o PlayStation Plus. Para avaliar o espaço necessário, foram coletados os dados fornecidos pela própria PlayStation Store para cada jogo, mas vale ressaltar que esse número pode ser ainda maior com atualizações ou DLCs.

Para baixar todos os títulos seriam necessárias mais de 9,6 TB, o equivalente a 12 unidades do PlayStation 5 padrão. Nessa capacidade, seria possível, ainda, baixar mais de 30 mil vezes o combo de apps das principais redes sociais do mundo – WhatsApp, TikTok, Facebook e Instagram. Já se você for um amante de jogos em mídia física, seria possível empilhar tantos CDs que teríamos um prédio duas vezes maior que o Burj Khalifa, que fica em Dubai e é o maior arranha-céu do mundo, com 828 metros de altura e 160 andares.

O top 5 dos jogos do PlayStation Plus que mais ocupam espaço são:

  1. Far Cry 6 (158 GB)
  2. GTA V (140 GB)
  3. Sniper Elite 5 (125 GB)
  4. Mortal Kombat 11 (124 GB)
  5. Doom Eternal (123 GB)

Quanto custaria comprar todos os jogos do PlayStation Plus?

Para aqueles que valorizam uma boa economia, esse tópico é um prato cheio. Para fazer esse levantamento, foram considerados os valores cheios dos jogos presentes no PlayStation Plus no mês de dezembro, sem uso de promoções temporárias da PlayStation Store – outro grande benefício exclusivo dos assinantes do serviço.

Com o valor da soma de todos os títulos do catálogo – R$ 78.537,52 –, seria possível comprar um carro 0km, vinteunidades do novo PlayStation 5 modelo slim, ou ainda 145 anos de assinatura anual do PlayStation Plus Deluxe, o melhor plano disponível.

Os melhores jogos segundo a própria comunidade?

Em uma atualização disponibilizada em setembro do ano passado, os usuários ganharam a funcionalidade de avaliar os jogos que eles compraram ou adquiriram, concedendo uma nota de zero até cinco estrelas. Desta forma, foi possível chegar ao ranking do top10 de melhores games da comunidade.

O primeiro lugar é um dos maiores clássicos da história dos videogames, marcando gerações e que é o favorito de muitos gamers. Esse título foi lançado no Japão no dia 31 de janeiro de 1997 para o primeiro PlayStation por um estúdio japonês: Final Fantasy VII figura no topo da lista com nota 4,91 de classificação, considerando mais de 50 mil avaliações.

O segundo e terceiro lugar também pertencem à Square Enix, com Final Fantasy IX, que recebeu a nota de 4,86. Lançado no ano 2000, ele teve 91% das classificações em cinco estrelas. Completando o pódio estáFinal Fantasy X/X-2 – HD Remaster, com 4,83 de nota.

A Square Enix, alias, conta com uma comunidade fiel, emplacando mais dois jogos e dominando o top 10. Confira o ranking completo do PlayStation Plus:

  1. Final Fantasy VII (4,91)
  2. Final Fantasy IX (4,86)
  3. Final Fantasy X/X-2 – HD Remaster (4,83)
  4. Kingdom Hearts HD 1.5+2.5 ReMIX (4,83)
  5. The Legend of Dragoon (4,83)
  6. Dark Cloud 2 (4,82)
  7. Odin Sphere Leifthrasir (4,82)
  8. The Last of Us Remastered (4,81)
  9. Ys VIII: Lacrimosa of Dana (4,81)
  10. Final Fantasy VIII Remastered (4,79)

*Para as notas iguais, o critério de desempate é o maior número de avaliações feitas pelos usuários.         

Quais os títulos mais velhos e novos no PlayStation Plus?  

Dos grandes lançamentos AAA aos clássicos atemporais, o PlayStation Plus se enquadra para todos os públicos. Neste caso, o serviço coloca como lançamento a data em que o jogo “subiu” na nuvem da loja PlayStation Store ao invés do dia oficial do lançamento ao redor do mundo. Foi adotado então esse critério para escolher os jogos mais antigos disponíveis no catálogo.

O jogo mais antigo que foi catalogado dentro da PlayStation Store foi GTA V. Lançado em 17 de setembro de 2013, ele se tornou um clássico da comunidade. Naquele mesmo ano,chegaram outros famosos títulos, como Assassin’s Creed IV Black Flag, Resogun, Knack e Killzone. Por outro lado, o jogo que foi efetivamente lançado a mais tempo e que está presente no catálogo é o Super Star Wars, que chegou ao público no dia 1º de novembro de 1992.

Já em relação aos novinhos do PlayStation Plus, o mais recente é o Sea of Stars, considerado o melhor jogo independente pelo The Game Awards 2023.


Para saber mais sobre o PS Plus e seus serviços, acesse o site oficial.

Winz.io