European Super League

Na noite do último dia 18, 12 dos maiores clubes de futebol da Europa anunciaram que estavam criando uma nova liga de futebol exclusiva.

Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Tottenham Hotspur, Inter de Milão, Juventus, Milan, Atlético Madrid, Barcelona e Real Madrid serão os 12 clubes fundadores com mais 3 outros clubes que irão se juntar num futuro e outros 5 convidados por outros métodos. Com isso, a European Super League se forma e tem previsão de início já em agosto.

Entretanto, algo de suma importância é que nem a UEFA e nem a FIFA aprovaram ou fazem parte da formação da ESL. Além disso, todas as federações nacionais já se declararam contra a criação da ESL, assim como diversas outras entidades, responsáveis e fãs pelo mundo todo.

Mas o que isso tem a ver com vídeo game, no caso FIFA e eFootball PES? Como uma das medidas contra a ESL, a UEFA planeja banir oficialmente todos os clubes e jogadores  participantes de torneios oficiais. Isso vai desde a Champions League, Europa League e pode até ramificar para o torneio de seleções Eurocopa e Copa do Mundo FIFA.

Caso os clubes e jogadores sejam realmente banidos, todas as licenças referente a eles não fariam mais parte da FIFA e UEFA, com esses 12 times e seus jogadores removidos dos futuros jogos de futebol.

A guerra entre as federações e a ESL apenas começou, mas os resultados podem ser imediatos. O diretor da UEFA, Alexander Ceferin, comunicou hoje cedo que a federação estudará durante a semana meios legais de retirar todos os 12 clubes da atual edição da Champions League e Europa League, além de não poderem mais participar no futuro caso a ESL siga adiante.

Isso talvez implique em mais de um jogo no futuro, sendo que os tradicionais seguiriam a linha atual de FIFA e PES sem os 12 clubes (mais os outros 8 que deverão se juntar a eles) e tendo um outro jogo de futebol apenas da ESL, com esses times participantes.

O assunto é muito recente e não há ainda uma definição sobre isso, o que dependerá de como os clubes, federações nacionais, UEFA e FIFA irão negociar toda essa questão. Entretanto, com versões de FIFA e eFootball PES já em desenvolvimento e com licenças baseadas nos ativos da FIFA, tudo pode mudar até o lançamento desses novos jogos.

Winz.io