O chefe da Larian Studios, Swen Vincke, sugeriu durante um discurso de aceitação em uma cerimônia de premiação na Malásia hoje que os fãs podem esperar o próximo jogo do estúdio por volta de 2028 ou 2029. Falando no palco do SEA Game Awards 2024, onde a empresa recebeu um Prêmio de Reconhecimento Especial, Vincke disse: “precisamos trabalhar duro no próximo jogo para que possamos voltar aqui em cinco anos”.
Mas falando com o site IGN imediatamente depois, ele voltou atrás, dizendo com uma risada: “eu sabia que você perceberia isso. Foi só uma piada. Não sei, vamos lançar quando estiver pronto. São jogos grandes e leva tempo, então não nos segure em uma data”.
A Larian Studios abriu vários estúdios de desenvolvimento ao redor do mundo para ajudar no desenvolvimento de Baldur’s Gate 3, como parte do conceito “seguindo o sol” de desenvolvimento de jogos 24 horas, com equipes transferindo o trabalho para o próximo fuso horário no final do dia de trabalho para acelerar o desenvolvimento sem a necessidade de aperto. Além de Kuala Lumpur, a empresa também tem estúdios em Barcelona, Dublin, Guildford, Quebec, Varsóvia e sua casa original em Ghent.
“Fazemos jogos muito grandes”, observou Vincke, explicando como as equipes globais trabalham juntas para um desenvolvimento mais eficiente. “Um exemplo fácil de entender é testar o jogo. Nossa equipe de KL pode entregar o jogo para a Europa no final do dia de trabalho, e então a Europa pode entregá-lo para a América do Norte, e então eles podem devolvê-lo para KL – e dessa forma podemos testar Baldur’s Gate 3 em uma semana, enquanto normalmente precisaríamos de um mês para testá-lo. Não funciona para todos os elementos, mas funciona para muitas coisas”.
Em relação ao seu próximo projeto, a Larian anunciou anteriormente que está fazendo mais de um jogo, pelo menos um dos quais aparentemente será um título totalmente novo em vez de um Baldur’s Gate ou Divinity. No SEA Game Awards, Vincke se recusou a comentar sobre qual de seus múltiplos projetos será o próximo ou que tipo de jogo será. Mas em termos mais gerais, ele disse que acompanhar um sucesso tão grande quanto Baldur’s Gate 3 é “muito estressante”.
“As expectativas são incrivelmente altas, então eu disse à equipe: ‘siga seu instinto e veremos onde vamos parar'”, disse Vincke. “Não há problema em falhar – o fracasso sempre esteve no DNA do estúdio; falhar faz parte da criatividade, e temos que nos lembrar disso. Estou feliz que estamos fora do circo agora e podemos nos concentrar no que estamos fazendo.”