Por muito tempo circularam rumores de que a Konami estaria trabalhando em um remake de um dos jogos da série Metal Gear, com o projeto oficial finalmente sendo revelado durante PlayStation Showcase 2023 na forma de Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, remake do lendário jogo de ação e stealth lançado para PlayStation 2 em 2004.
Embora o jogo só esteja previsto para ser lançado em algum momento de 2025, o marketing do jogo segue avançando, com o produtor da série Noriaki Okamura tendo concedido uma entrevista para a revista Play (e divulgada pelo GamesRadar) na qual ele finalmente revelou a razão pela qual a Konami optou por um remake de um dos principais jogos da série.
“Uma das razões que nos motivou a fazer um remake no geral é porque nós percebemos que vários jogadores da nova geração não conhecem mais a série Metal Gear”, disse Okamura. “Era basicamente nossa missão, nosso dever meio que continuar a garantir que a série viva para futuras gerações. Afinal, nós deixamos para trás muito mais do que só DNA, como Solid Snake diria – mas, novamente, quem é Solid Snake?”
Embora Okamura não toque no assunto na entrevista, não é de se surpreender que os jogadores mais novos não conheçam a franquia. O último lançamento dela, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, foi lançado em 2015 e, desde então, salvo pelo fracasso de Metal Gear Survive em 2018, ela estava bastante dormente. A maioria dos jogos sequer estava disponível para plataformas modernas até o lançamento de Metal Gear Solid: Master Collection Vol. 1 em 2023.
Nesse mesmo período, o criador original da série, Hideo Kojima, não só deixou a Konami e criou seu próprio estúdio, mas lançou Death Stranding e está trabalhando em Death Stranding 2: On The Beach, jogo que também está previsto para ser lançado em 2025.