Há algum tempo, um exploit surgiu em Dark Souls que levou a Bandai Namco a desativar os servidores dos três jogos no PC. Na ocasião, tínhamos a informação de que isso não afetaria os consoles, mas parece que a história é outra.

Segundo o site VGC (via Wccftech), a Bandai Namco pode estar ciente desse problema há algum tempo. Vários indivíduos descobriram o exploit já em 2019. Uma das pessoas por trás da descoberta da vulnerabilidade disse ao VGC que eles informaram a Bandai Namco sobre o problema mais de um mês antes. Como é comum em incidentes de segurança cibernética desse calibre, nem a publisher e nem a desenvolvedora FromSoftware agiram de acordo com o aviso até que ele se tornasse público.

O exploit permite que os jogadores introduzam códigos maliciosos no PC do usuário por meio do recurso de invasores do jogo. De forma alarmante, essa pessoa também afirmou que, embora não possa entrar em detalhes para evitar revelar os detalhes do exploit, a sua versão mais recente pode ser usada contra jogadores de console sem que o invasor precise de um console desbloqueado.

Além disso, Elden Ring terá exatamente o mesmo problema. “Eu tive a chance de ver o código do teste de rede fechado e já posso dizer que há muitas falhas e vulnerabilidades no código de rede de Elden Ring, exatamente as mesmas que em Dark Souls III na verdade! Então, suspeito que levará cinco minutos para os cheaters de Dark Souls III portarem seus scripts para Elden Ring e tornarem o dia do lançamento um inferno”, comentou.

A Bandai Namco ainda não se pronunciou sobre o assunto e os servidores de Dark Souls continuam offline no PC.