Gran Turismo Sport

Um novo artigo postado no repositório de pesquisas arXiv demonstrou a possibilidade de ensinar I.A. (inteligência artificial) como correr no Gran Turismo usando apenas as mesmas dicas visuais dos pilotos humanos.

A pesquisa, conduzida pela Sony AI – uma subsidiária recém-criada da Sony para estudar aplicativos para I.A. – segue um estudo semelhante de agosto de 2020, mas com algumas diferenças importantes.

No estudo anterior, os autores usaram um método de aprendizagem por reforço para ensinar uma I.A. a ir o mais rápido possível, com base puramente em suas interações físicas com o ambiente. Ela aprendeu quais caminhos resultavam em colisões e tempos de volta mais lentos e, eventualmente, alcançou desempenho “sobre-humano”, batendo até mesmo os melhores pilotos de Gran Turismo Sport em uma volta.

O novo artigo concentra-se em dicas visuais. Em essência, o autor principal do artigo, Ryuji Imamura, propõe que as informações transmitidas durante a direção – a própria pista, o head-up display e o force feedback – são suficientes para um motorista humano aprender a dirigir rapidamente e, portanto, deve ser o suficiente para uma I.A. a aprender a dirigir em velocidades humanas.

Você pode ler o artigo científico na íntegra neste PDF.