A nova Spectral Super Resolution Upscaling da PlayStation (PSSR), que será integrada ao PS5 Pro, tem como objetivo interno jogos de console a 4K/120 fps e 8K/60 fps, segundo o Insider Gaming.
A notícia chega após os vazamentos do PS5 Pro, que revelaram que o PlayStation 5 Pro (codinome Trinity) incorporará PSSR para fazer upgrade para resoluções mais altas.
Descritas em documentos fornecidos à Insider Gaming, as ambições da PlayStation com PSSR são alcançar 4K/120 fps e 8K/60 fps. Embora estes não sejam os objetivos do PS5 Pro devido a limitações de hardware, é o objetivo interno do PSSR em futuras interações do console (PS6 em diante).
O PSSR do PlayStation 5 Pro atualmente suporta 3840×2160 e tem como objetivo 4K/60 fps e 8K/30 fps, mas não está claro se esses marcos internos podem ser ultrapassados. Os requisitos de memória PSSR são aproximadamente 250 MB; 180 MB da biblioteca PSML e 64 MB do jogo.
Há dois exemplos nessa documentação:
Jogo 1
- Objetivo – qualidade de imagem próxima ao modo fidelidade (1800p) com FPS no modo desempenho (60 FPS)
- PlayStation 5 padrão: Modo Desempenho – 1080p a 60 FPS / Modo Fidelidade – 1800p a 30FPS
- PlayStation 5 Pro: 1440p a 60FPS (PSSR usado)
Jogo 2
- Objetivo – Adicionar ray tracing ao jogo
- O PlayStation 5 padrão atingiu 60 FPS sem ray tracing, e o PlayStation 5 Pro alcançou 60 FPS com ray tracing.