No início deste mês, soubemos que a versão de iOS de Fortnite foi um grande impulsionador de receita para a Epic Games – o jogo rendeu mais de US$ 700 milhões na plataforma da Apple nos dois anos antes de ser retirado, de acordo com documentos judiciais divulgados antes do julgamento da Epic contra a fabricante do iPhone (via The Verge).

Mas, embora os jogadores de iOS de Fortnite tenham trazido uma quantidade impressionante de dinheiro para a Epic, não é a maior plataforma em termos de receita para o game – aparentemente, pode até estar entre as menores.

Documentos judiciais revelam que o PlayStation 4 gerou 46,8% da receita total de Fortnite de março de 2018 a julho de 2020, enquanto que o Xbox One, a segunda maior plataforma, gerou 27,5%. iOS ficou em quinto lugar, com apenas 7% da receita total. Os 18,7% restantes seriam divididos entre Android, Nintendo Switch e PCs.

Em 2020, as receitas do iOS foram projetadas para ser uma fatia ainda menor do bolo: apenas 5,8%, em comparação com 24% para o Xbox One e “quase 40%” para o PlayStation 4.