A BBC entrevistou Herman Hulst e Hideaki Nishino da Sony Interactive Entertainment para o 30º aniversário do PlayStation.
Veja abaixo os principais comentários.
Sobre o uso de IA
A empresa teve um ano marcado por altos e baixos, com o sucesso fenomenal de seu console PlayStation 5 e jogos compensados por grandes perdas de empregos, em um padrão repetido em todo o setor.
Os desenvolvedores de jogos foram atingidos pela desaceleração da demanda após a pandemia – mas alguns também estão preocupados com o impacto da IA nos empregos.
Os avanços na tecnologia têm o potencial de permitir que muitas das partes mundanas do desenvolvimento de jogos se tornem automatizadas.
Mas também causou profundo desconforto que os sistemas de IA também assumirão o processo criativo, com dubladores nos EUA entrando em greve por medo de que a tecnologia possa ser usada para substituí-los.
Hulst reconheceu que a IA estava mudando os jogos – mas disse que sempre haveria um futuro para desenvolvedores humanos.
“Suspeito que haverá uma demanda dupla nos jogos: uma para experiências inovadoras orientadas por IA e outra para conteúdo artesanal e bem pensado”, disse ele à BBC. “Encontrar o equilíbrio certo entre alavancar a IA e preservar o toque humano será crucial”.
Sobre os desafios como Concord
Desde que assumiram em junho, os dois chefes enfrentaram uma série de momentos difíceis.
O jogo de tiro Concord se transformou em um fracasso de alto nível, com jogadores que o compraram sendo reembolsados, e o seu estúdio fechado.
“Certos aspectos de Concord eram excepcionais, mas outros não atraíram jogadores suficientes e, como resultado, tiramos o jogo do ar”, disse Hulst na época. A empresa também enfrentou críticas sobre o preço de seu novo console PS5 Pro.
O modelo de liderança de duas pessoas da empresa também levantou sobrancelhas na indústria. Hulst supervisiona principalmente o software e Nishino cuida do hardware.
“Podemos atingir maior foco em nossas respectivas áreas e então nos unir para desenvolver as melhores experiências para a comunidade PlayStation”, disse Nishino.
Eles apontam para o exemplo do sucesso surpresa Astro Bot, que foi lançado com aclamação em setembro e desde então recebeu várias indicações de jogo do ano.
Sucesso do PlayStation Portal
Seus consoles portáteis historicamente não se saíram tão bem quanto seus consoles padrões, e os CEOs não seriam atraídos para saber se pode haver um novo PlayStation Portable (PSP) no futuro.
Mas Nishino disse que a maneira como os jogadores jogam está mudando e apontou para seu PlayStation Portal portátil – um cruzamento entre um controle e uma tela – que ele disse ter sido “um grande sucesso”.
E embora anteriormente permitisse exclusivamente que os jogadores transmitissem jogos de um PS5 que já possuíam, isso está prestes a mudar.
“Recentemente, acabamos de anunciar um programa beta… permitindo streaming na nuvem diretamente para o portátil”, disse ele. “Estamos sempre explorando várias opções de como os jogadores podem jogar”.