O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.
O pessoal do PlayStation Blog foi até Los Angeles, CA para participar da Summer Game Fest Play Days e para uma prévia em mãos (e só assistindo em outros casos) de uma variedade de títulos PS5 a serem lançados. Grandes e pequenos, com lançamento em breve ou não, aqui estão 11 dos games mais emocionantes que vimos na Summer Game Fest.
Kunitsu-Gami | Lançamento dia 18 de julho
“Parte jogo de ação, parte jogo de gerenciamento e estratégia, Kunitsu-Gami: Path of the Goddess é um dos jogos mais ímpares que joguei durante o fim de semana da SGF. O seu objetivo, em cada fase, é purificar o caminho da deusa titular. Conforme você limpa as áreas infectadas e liberta as pessoas de suas prisões envenenadas, você ganha pontos para gastar durante o dia. Esses pontos são usados para colocar as pessoas em posições ofensivas e defensivas, além de criar um caminho purificado para a deusa antes que a noite caia.
Quando o sol se põe, demônios aparecem na beira da fase e andam em direção à deusa. Você pode lutar contra os inimigos diretamente, ou colocar as pessoas onde quiser criar defesas contra seus inimigos. Sobreviva à noite e você pode retomar o seu caminho até o fim da fase, eventualmente purificando o portal para a próxima área.
É uma premissa simples e cativante, escolte a deusa até o fim da fase. Mas entre o estilo visual distinto e a jogabilidade tensa, há bastante espaço para um jogo profundo. Não vejo a hora de jogar mais e ver como estas batalhas podem evoluir.”
-Brett Elston
Editora: Capcom | Desenvolveroda: Capcom | PS5, PS4
Assassin’s Creed Shadows | Lançamento dia 15 de novembro
“Sempre acreditei na série Assassin’s Creed pelos últimos 15 anos, curtindo como a série evoluiu e inovou, assim como as civilizações e culturas que mostraram em cada iteração. Assassin’s Creed Shadows, focado no Japão feudal, continua a premissa, com uma apresentação de gameplay que mostra as maneiras dinâmicas em que os dois protagonistas lutam pela esperança durante uma época de revoltas políticas. A Shinobi tradicionalmente furtiva Naoe, ataca das sombras, usando ganchos para se locomover, destruindo fontes de luz, e até nadando debaixo d’água usando bambus para respirar e surpreender seus alvos.
Uma abordagem mais brutal pode ser usada jogando com o samurai histórico Yasuke, que comanda a atenção e a admiração tanto das pessoas dos vilarejos quanto dos inimigos com seu tamanho enorme e estilo de luta agressivo e bombástico. Ele se move pelo combate com força bruta, justapostos contra sua natureza calma e honrada. Seus estilos de jogo se complementam e oferecem escolhas em um mundo em constante mudança, e fiquei animado em ver como sua aliança acabará. “
-Kristen Zitani
Editora: Ubisoft | Desenvolvedora: Ubisoft Quebec | PS5
Neva | Lançamento em 2024
“Às vezes, as pessoas se perguntam se os videogames são arte, e mesmo a resposta sendo um inegável sim, sempre existirão jogos tão belos que deixam você embasbacado. Neva, assim como seu antecessor, Gris, é este tipo de jogo. Com arte e animações belíssimas e fluidas, você sente que está planando pelo ambiente com seu companheiro animal.
O combate eleva o título, combinado com uma trilha sonora que captura completamente a vibe de momento a momento. Em meu curto tempo com o jogo, pude vivenciar várias emoções, como alegria, pânico, e reflexão interior. Se a arte deve fazer você sentir, Neva com certeza vai te levar em uma jornada incrível. “
-O’Dell Harmon Jr.
Editora: Nomada Studio | Desenvolvedora: Devolver Digital | PS5
Phantom Blade Zero | Em desenvolvimento para PS5
“A primeira vez que vi o atordoante e impressionante trailer de Phantom Blade Zero na Showcase de 2023, pensei, “como o jogo final vai conseguir parecer e se mover assim?” As animações e o combate são tão estilosos e legais que com certeza existia uma pegadinha.
Mas após jogar algumas fases e lutar contra alguns chefes, posso dizer que o jogo realmente se parece e se move como no trailer. A equipe se inspirou no Wuxia e Kung Fu, o que criou poses dinâmicas e fluidas, e um senso poderoso de conflito entre dois oponentes de igual poder. Mesmo encontros com inimigos menores são elegantes, com Soul saltando pelo campo de batalha para fechar a distância até seus oponentes.
Bloquear a contra-atacar permite que jogadores de todos os níveis de habilidade entrem direto na luta. Embora você possa simplesmente segurar o botão L1 para bloquear qualquer ataque (cad um com uma animação perfeita, não apenas com uma “pose” de bloqueio), você também pode contra-atacar ou se esquivar desses ataques para resultados devastadores.
Phantom Blade Zero traça uma linha interessante entre os títulos de ação e os Soulslikes, então como fã de ambos, não vejo a hora de descobrir mais.”
-Brett Elston
Editora: S-Game | Desenvolvedora: S-Game | PS5
Unknown 9: Awakening | Lançamento em 2024
“Compartilhando o mesmo mundo que a trilogia dos livros, podcast, e série cômica, Unknown 9: Awakening expande o universo através da história do protagonista Haroona. Em um demo que pude assistir, vi o loop de jogabilidade central de furtividade, combate, e a habilidade de possuir inimigos próximos, conhecida como Steeping. Quase todo embate pode ser abordado de mais de uma dessas várias maneiras, o que quer dizer que você pode passar de preso em um combate intenso a passar por inimigos sabotando seu equipamento, a ficar invisível e criar uma confusão em massa, tudo isso junto. Com uma UI mínima e ação interessante, é um título que vale a pena ficar de olho para quem busca um jogo de aventura divertido. ”
-O’Dell Harmon Jr.
Editora: Reflector Entertainment | Desenvolvedora: Bandai Namco Entertainment | PS5, PS4
Dragon Age: The Veilguard | Lançamento em 2024
“A BioWare ergueu o véu sobre a primeira hora de gameplay do retorno, já esperado a muito tempo, a Thedas. Do sistema de criação de personagem (teste o tom de sua pele contra vários tipos de iluminação!) ao estilo de combate (estratégia com pausa ou ataques em tempo real), os jogadores são incentivados a lutar como escolherem. Uma nova barra de recurso específica para cada classe (guerreiro, mago, ladino) acumula durante a batalha para desbloquear ataques mais poderosos. A Frostbite Engine renderiza a cidade de Minrathous, cheia de magia, em detalhes e escala. A magia é tecida pela cidade como eletricidade, enquanto antigas estátuas Élficas se impõem sobre o terreno sombrio.
Os seus companheiros sempre foram uma parte central da experiência de um RPG da BioWare, mas The Veilguard tenta elevar isso a um novo patamar, com longos arcos narrativos, e combos de combate exclusivos que unem sua equipe como nunca antes. Este capítulo inicial do jogo, vai aos poucos levando até um conflito final com um chefe, e nos dá um vislumbre de Solas, o trágico herói que se tornou um vilão e sua tentativa de rasgar o Veil. Se a primeira hora do jogo for uma indicação, Dragon Age: The Veilguard será uma aventura que valeu a espera.”
-Kristen Zitani
Editora: EA | Desenvolvedora: BioWare | PS5
Elden Ring Shadow of the Erdtree | Lançamento dia 21 de junho
“Tive apenas 30 minutos com este DLC imenso, então não deixe de ler este relatório para ver meus pensamentos mais completos sobre esta esperada atualização ao jogo base de 2022. Posso dizer que, mesmo como alguém que obteve o troféu de platina em Elden Ring, as novas armas, inimigos, e locais do DPC me fizeram parar para apreciar tudo.
Cada inimigo é um novo aprendizado, e cada mini-chefe e eventual chefe que enfrentei foi um novo desafio que me fez sentir como se estivesse jogando pela primeira vez. O que é aquela árvore esquisita ali… será que posso ir até aquela montanha… pera, esta cesta flamejante está andando na minha direção? Coisas acontecendo o tempo todo, sempre levando você cada vez mais para dentro do mapa. Este está no topo da minha lista de junho com certeza.”
-Brett Elston
Editora: FromSoftware | Desenvolvedora: Bandai Namco Entertainment | PS5, PS4
Sonic X Shadow Generations | Lançamento dia 25 de outubro
“O Year of Shadow está prometendo pelo que vi do título remasterizado Generations, que inclui uma nova versão remixada de Space Colony Ark, e uma versão emocionante da luta contra o chefe Biolizard. Shadow é conhecido como a forma de vida mais poderosa, e suas novas habilidades Doom fazem você sentir isso na pele enquanto joga. A habilidade exclusiva de Shadow, Chaos Control, deixa o jogador congelar o tempo e correr pelos inimigos ou destruí- los, e também pode ser usada em seções mais complicadas de plataformas. Mesmo na luta contra o Biolizard, pude arremessar lanças de luz para defletir ataques e realizar poderosos combos corpo-a-corpo. Junto com a música e visual incríveis, esta realmente é a hora do ouriço brilhar.”
-O’Dell Harmon Jr.
Editora: Sega | Desenvolvedora: Sonic Team | PS5, PS4
Path of Exile 2 | Em Breve
“A demo de Path of Exile 2 imediatamente joga o jogador na lama deste mundo amaldiçoado e free-to-play, te dando as ferramentas e escolhas de habilidades para focarsu violencia contra as criaturas da escuridão. Escolhi a classe Ranger para o meu jogo, usando arco e flechas com poderes de gelo e eletricidade via as SKill Gems para manter os imps e insetos à distância. Tomei gosto pelos desafios quando encontrei um terror cuspidor de ácido debaixo da terra chamado Devourer, que colocou minha habilidade à prova. “
-Kristen Zitani
Editora: Grinding Gear Games | Desenvolvedora: Grinding Gear Games | PS5
Street Fighter 6 Season 2 | Início dia 26 de junho
“O elenco da Season 2 começa a ser lançado ainda este mês com o vilão de longa data M. Bison, seguido da veterana de SFIII e IV, Elena, além dos lutadores da SNK, Terry Bogard e Mai Shiranui.
Os jogadores que conhecem os golpes clássicos de Bison logo se sentirão em casa, já que seu Scissor Kick, Psycho Crusher, e Head Stomp todos estão de volta. mas para jogadores novos de SF6, há um agarrão que coloca uma bomba de energia em seu oponente que eventualmente detona. Se você acertar certos golpes especiais enquanto a bomba está implantada, você ganha um golpe finalizador especial que adiciona mais acertos ao seu ataque. Os jogadores de SFV também notarão que a velocidade de movimento de Bison está bem mais alta desta vez.
Os jogadores de SFV também podem se perguntar, “Ei, mas o Bison não morreu?” Sim! Mas agora ele está de volta, sem memória, e montado em um cavalo, então temos que ver como tudo vai acabar durante a Season 2.”
-Brett Elston
Editora: Capcom | Desenvolvedora: Capcom | PS5, PS4
The Plucky Squire | Lançamento em 2024
“Durante meu curto tempo com The Plucky Squire lembrei do motivo que me trouxe aos games em primeiro lugar. É um charmoso título de plataformas cheio de personalidade e criatividade. Alternar entre um mundo 2D e 3D nos trailers já é um feito impressionante, e funciona bem no controle. O mundo da escrivaninha era tão grande quanto o de qualquer bom game 3D de plataformas, com várias superfícies em 2D para saltar e interagir. Outra surpresa foi como o jogo homenageia vários outros estilos de jogo, como os de tiro. The Plucky Squire me lembra de um tempo onde quase todo game que eu jogava era cheio de novas experiências cativantes, e não vejo a hora de voltar para este mundo ainda este ano. ”
-O’Dell Harmon Jr.
Editora: All Possible Futures | Desenvolvedora: Devolver Digital | PS5
Fique de olho nestes, e em outros títulos da Summer Game Fest que chegarão para PlayStation.