A Sony anunciou hoje através da conta oficial do PlayStation nos EUA que irá realizar uma doação de valor ainda não especificado para a Stop AAPI Hate, uma ONG dedicada a combater a crescente onda de violência contra comunidades de Americanos Asiáticos e Asiáticos do Pacífico.
O anúncio vem na onda de um considerável aumento de crimes contra comunidades asiáticas nos EUA motivadas por racismo contra asiáticos, em vários casos os culpando pela existência da COVID-19, vírus diversas vezes identificado como “Vírus Chinês” ou “Kung Flu” pelo ex-presidente Donald Trump.
A atuação do ex-presidente no combate ao coronavírus e seus pronunciamentos, tem sido considerada como um dos principais incentivadores à crescente onda de animosidade racial no país, similar as tensões que geraram os protestos do “Black Lives Matter” no ano passado e culminou nos ataques de um extremista na cidade de Atlanta, Georgia, contra várias mulheres asiáticas em spas de massagem na cidade.
Os ataques que ocorreram na manhã de hoje, 17 de março, deixaram oito pessoas feridas, incluindo quatro mulheres de descendência coreana. O acusado, Robert Aaron Long, 21 anos, foi preso fugindo da cidade.
A Sony se junta a várias outras empresas e instituições importantes ao redor do globo, que anunciaram o seu suporte à comunidade asiática nos EUA.
We are troubled by a recent pattern of violence targeting the Asian American and Pacific Islander communities. It’s time to take action.
SIE is making a donation to Stop AAPI Hate, and we hope you can too. Learn how you can help here: https://t.co/vVdvczmgme
— PlayStation (@PlayStation) March 17, 2021