Em um post na rede social X, Mark Cerny, da PlayStation, e Jack Huynh, vice-presidente sênior da AMD em computação e gráficos, anunciaram e reforçaram a parceria entre as gigantes da tecnologia no desenvolvimento de novas ferramentas, técnicas e produtos para o futuro do entretenimento.
Com o nome de Project Amethyst, simbolizando no post as duas partes de uma ametista em que cada empresa sendo uma destas, Huynh reforça a parceria conjunta e o futuro disso baseado em dois pilares principais: projetando uma arquitetura otimizada especificamente para cargas de trabalho de aprendizado de máquina em jogos e desenvolvendo redes neurais de alta qualidade que expandem os limites dos gráficos de jogos em tempo real.
Huynh reforça dizendo que o processo de co-engenharia é algo atual e em desenvolvimento, o que talvez só será visto pelos usuários num próximo console da Sony – o PS6.
Isso não é apenas teoria — é uma realidade coprojetada. De inovações em hardware a avanços em software, entregamos soluções mais inteligentes e eficientes, como Super Resolução no FSR 4, e agora estamos abrindo caminho para Geração de Quadros e Regeneração de Raios baseadas em aprendizado de máquina no FSR Redstone.
E isso é só o começo. Há um enorme potencial pela frente e estamos incrivelmente orgulhosos do que conquistamos até agora. O futuro dos jogos é brilhante — e estamos apenas começando.
Gratos pela parceria, pela amizade e pelo que vem por aí.
From the same source. Two branches. One vision.
My good friend and fellow gamer @cerny and I recently reflected on our shared journey — symbolized by these two pieces of amethyst, split from the same stone.
Project Amethyst is a co-engineering effort between @PlayStation and… pic.twitter.com/De9HWV3Ub2
— Jack Huynh (@JackMHuynh) July 1, 2025