Phil Spencer, chefe de jogos da Microsoft, comentou sobre a decisão de trazer o exclusivo de Xbox, Indiana Jones and the Great Circle, para o PS5 — seis meses depois dele sugerir que não aconteceria (além da própria Bethesda).
Além de Indiana Jones, já tivemos quatro jogos de Xbox no PS5, além do anúncio de DOOM: The Dark Ages.
Durante a Gamescom, Spencer comentou sobre o assunto. “Indo para o anúncio do PlayStation, obviamente, no outono [brasileiro] passado lançamos quatro jogos — dois deles no Switch, quatro deles no PlayStation — e dissemos que íamos aprender”, disse ele. “Acho que no Showcase eu poderia ter dito que, com base no que aprendemos, faremos mais”.
“O que vejo quando olho é que nossas franquias estão ficando mais fortes, nossos jogadores de console Xbox neste ano estão tão altos quanto nunca, então eu olho para isso e digo, nossos números de jogadores estão aumentando para a plataforma de console, nossas franquias estão tão fortes quanto nunca… e nós administramos um negócio”.
Ele acrescentou: “É definitivamente verdade dentro da Microsoft que o nível é alto para nós em termos da entrega que temos que dar de volta à empresa, porque recebemos um nível de suporte da empresa que é simplesmente incrível em termos do que somos capazes de fazer”. “Então eu olho para isso: como podemos tornar nossos jogos o mais fortes possível, [garantir que] nossa plataforma continue a crescer tanto no console, PC e nuvem, e acho que será apenas uma estratégia que funcionará para nós”, continua.
Ao concluir, Spencer mencionou a “pressão” enfrentada pela indústria de jogos, que viu milhares de perdas de empregos nos últimos 18 meses, incluindo muitos dentro da Microsoft, e afirmou que as formas tradicionais de distribuição de jogos continuariam a mudar.
“A última coisa que direi é que acho que, como indústria, agora, há muita pressão sobre a indústria. Ela vem crescendo há muito tempo e agora as pessoas estão procurando maneiras de crescer”, disse ele. “Acho que para nós, como fãs e jogadores de jogos, temos apenas que antecipar que haverá mais mudanças em como algumas das formas mais tradicionais em que os jogos foram construídos e distribuídos — isso vai mudar para todos nós”.
“Mas o resultado final precisa ser jogos melhores que mais pessoas possam jogar. Se não estivermos focados nisso, estamos focados nas coisas erradas”, conclui.
Phil Spencer said:
They learned from the first 4 games.
They run a business and player numbers on Xbox are higher than ever.
The industry is under pressure and it will be change for all of us. pic.twitter.com/qc2tGZQzSS— Knoebel (@Knoebelbroet) August 21, 2024