A 9ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), levantamento anual consolidado sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, mostra que cerca de 3 em cada 4 brasileiros jogam jogos eletrônicos.

Trata-se de um crescimento de 2,5 pontos percentuais em relação ao ano anterior, alcançando sua maior marca histórica com 74,5% da população do Brasil afirmando jogar games em 2022.

O engajamento do público brasileiro com jogos eletrônicos aparece ainda mais forte quando se observa que, para 76,5% dos gamers, os jogos eletrônicos são a principal forma de entretenimento. Este número apresenta um aumento progressivo: registrou 57,1% em 2020 e 68% em 2021, totalizando um aumento de 8,5 pontos percentuais nesta 9ª edição.

A PGB é desenvolvida pelo Sioux Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM. Em 2022, o estudo ouviu 13.051 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal entre os dias 11 de fevereiro e 7 de março.

Você pode conferir mais dados no site oficial. Veja abaixo um resumo.

  • 9ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB) revela que a população gamer no país cresceu 2,5 pontos percentuais em comparação a 2021, registrando sua maior marca histórica;
  • Classe média representa 62,7% do público de jogos eletrônicos. População da base da pirâmide (classes D e E) representa 11,6% dos jogadores no país, atrás da classe A (13,5%) e da classe média alta (12,3%);
  • Smartphone mantém sua hegemonia entre as plataformas favoritas para jogar, liderando o ranking com 48,3% da preferência do público;
  • Negros prevalecem como maioria étnica entre os jogadores (com 49,4% na soma entre pardos e pretos), seguidos por jogadores que se identificam como brancos (com 46,6%);
  • Durante o período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19, 72,2% do público afirma ter jogado mais jogos eletrônicos;
  • Conhecimento sobre eSports cresce: 81,2% do público gamer no Brasil já ouviu falar sobre esportes eletrônicos. Em 2021, este dado era de 64,3%;
  • Em painel inédito, o estudo aponta que 49,2% dos jogadores sabem o que é NFT (Token Não Fungível) e 63,8% já ouviram falar em metaverso;
  • PGB 2022 entrevistou 13.051 pessoas no Brasil, em 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 11 de fevereiro e 07 de março de 2022.

Pesquisa Game Brasil 22