Pesquisa Game Brasil 2024

A PGB (Pesquisa Game Brasil (PGB)) chega com uma nova edição. O levantamento anual sobre o comportamento dos jogadores de jogos digitais, contempla um novo capítulo sobre os níveis de experiências gerados através dos games, consolidando o estudo como um dos mais completos do mercado. A edição de 2024 destaca como o brasileiro tem enxergado os games como fonte de entretenimento: 85,4% consideram que jogos eletrônicos são uma das suas principais formas de diversão.

A PGB 2024 entrevistou 13.360 pessoas no Brasil, em 26 estados e no Distrito Federal, durante os meses de dezembro e janeiro deste ano. O estudo é desenvolvido pelo SX Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM. De acordo com a nova pesquisa, 73,9% da população no Brasil afirma jogar algum tipo de jogo digital. Comparado ao ano de 2023, o dado apresenta um aumento de 3,8 pontos percentuais.

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A diversidade no meio gamer

Nos últimos anos, as mulheres têm sido dominantes no consumo de jogos eletrônicos, principalmente devido à presença significativa nos smartphones. Embora os homens tenham se tornado a maioria no ano passado (53,8%), os números se igualaram tecnicamente neste ano, com 50,9% do público sendo feminino e 49,1% masculino.

“O retrato dos jogadores de jogos digitais está cada vez mais em linha com o censo demográfico e socioeconômico do Brasil. A presença das mulheres liderando o consumo, a representatividade de pretos e pardos dentro do mercado de jogos digitais e com a ascensão de classes sociais com menor poder aquisitivo tendo o smartphone como plataforma”, afirma Camargo.

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Em relação à idade, os dados indicam um envelhecimento do público gamer. As faixas etárias mais representadas são de 30 a 34 anos, com 16,2%; e de 35 a 39 anos, com 16,9%. Em contraste, os públicos mais jovens apresentam uma participação menor, com 14,6% para a faixa dos 20 a 24 anos e os mesmos 14,6% para a faixa dos 25 a 29 anos. A faixa etária mais jovem, de 20 a 24 anos, teve uma diminuição de 0,5 pontos percentuais, e a de 25 a 29 anos teve uma diminuição de 1,6 pontos percentuais em comparação com a pesquisa de 2023.

Em relação à etnia dos gamers brasileiros, como observado em edições anteriores, a maioria é de origem negra (52,3%), quando se somam aqueles que se identificam como pretos (11,2%) ou pardos (41,2%), enquanto pessoas que se declaram brancas representam 44,6% dos jogadores de jogos eletrônicos no Brasil.

Quanto à classe social, a PGB 2024 revela que a maioria dos gamers brasileiros ainda pertence à classe média (B2, C1 e C2), totalizando 64,8%. A classe média-alta (B1) representa 11,6% do público; a classe alta (A) representa 15,8%; e a base da pirâmide (classes D e E) representa 7,8%.

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Os níveis de experiências nos jogos digitais

Segundo a PGB 2024, foi analisado que o envolvimento dos jogadores influencia uma variedade de fatores que vão desde motivações pessoais, necessidades e contextos de vida. A participação social, construção de identidade e a diversão fazem parte do estilo de vida dos jogadores de jogos digitais brasileiros.

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Atualmente, 70,8% dos jogadores exibem com orgulho o nome dos seus times, clãs ou guildas, reforçando a identidade e envolvimento.

Os games online também têm exibido um impacto grande na pesquisa. Assim, 82,4% já fizeram amizade com alguém durante uma partida na internet e 71% dizem se sentir mais motivados a ganhar quando a disputa é contra outra pessoa.

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“Percebemos que os games têm aparecido com maior frequência no cotidiano do brasileiro e isso mostra o grande impacto que os jogos digitais têm na vida dos jogadores. As pessoas têm feito amizades e construído uma identidade da qual elas se orgulham” diz Mauro Berimbau, Consultor da Go Gamers e professor da ESPM.

Além disso, 70,6% se sentem mais bem-humorados quando jogam online e 76,8% sentem que jogos são uma maneira de relaxar, se sentir melhor e aprender uma nova habilidade.

A relação pais e filhos com jogos digitais

A PGB 2024 fornece um panorama revelador dos hábitos de jogo de crianças e adolescentes menores de 15 anos, refletindo uma tendência crescente dos comportamentos associados ao gaming nessa faixa etária. Com os pais respondentes falando sobre os hábitos de seus filhos, um destaque notável é que 82,8% dessas crianças e adolescentes jogam jogos eletrônicos, demonstrando a popularidade entre os jovens.

Neste perfil, a preferência por dispositivos revela que smartphones são a plataforma principal para a maioria com 45,3%, de acordo com os pais entrevistados, e 44,1% dos filhos jogam todos os dias. Quanto à duração das sessões de jogo, em dispositivos móveis, a maioria das crianças, 43% jogam entre 1 e 3 horas.

“As crianças não estão sozinhas no seu momento de diversão. Os pais se dizem envolvidos com os jogos dos filhos, com 73,4% jogando com eles. Isso pode ser visto como um indicativo positivo da interação familiar em torno dos games. No entanto, 53,5% dos pais têm ressalvas sobre os filhos jogando jogos eletrônicos, o que pode sinalizar preocupações com o tempo de tela ou o conteúdo dos jogos”,  afirma Mauro Berimbau, Consultor da Go Gamers e professor da ESPM.

Pesquisa Game Brasil 2024

A pesquisa PGB 2024 já está disponível. Para acessar a pesquisa completa, visite o site oficial.

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