É sabido que pessoas com deficiência visual tendem a aprimorar os seus demais sentidos numa tentativa de amenizar a carência da visão. Com base nessa afirmação, a desenvolvedora Deep End Games traz Perception, um jogo de terror com uma ideia muito promissora de colocar o jogador na pele de Cassie, personagem que sofre com a sua falta de visão.
Cassie é deficiente visual desde a sua infância, conforme o jogo nos mostra em seu início. Ela é atormentada por pesadelos em que ela enxerga uma mansão e coisas que potencialmente lá aconteceram. Para tentar descobrir o que realmente aconteceu naquele lugar e o porquê de seus sonhos, ela resolve ir até o local e investigá-lo.
Antes de começar o jogo, é possível que o jogador escolha entre dois modos: um em que Cassie fala mais consigo mesma (ou seja, com o jogador) e outro em que ela fica mais quieta. Embora, para um jogo de terror, o silêncio tende a ser muito mais interessante e cause uma sensação de medo, jogar com a Cassie conversando com o jogador faz com que a possamos entender ainda mais o que ela está sentindo naquele momento.
Os gráficos de Perception são diferentes do normal, mas isso não quer dizer que sejam melhores que o normal. Por se tratar de um jogo em primeira pessoa que traz uma protagonista cega, Perception (como o nome já diz) faz com que o jogador tenha uma ideia de percepção do lugar onde se encontra através dos sentidos aguçados de Cassie. Os gráficos têm um estilo monocromático em azul e muito simples se comparados aos jogos atuais. Ventos e outros ruídos, por meio de suas vibrações, fazem com que mais partes do cenário se tornem visíveis por causa do som emitido.
Além dos passos, ventos e ruídos, Cassie conta com uma bengala que a auxilia durante a sua movimentação pela casa. Para utilizá-la, basta o jogador pressionar o botão R2 para que a personagem bata com a bengala no chão e/ou em diversos objetos pelo cenário. Aqui é possível perceber que a equipe por trás do jogo tomou cuidado em diferenciar os sons e o eco provenientes dos objetos, uma vez que o som originado de um copo de vidro é bem diferente de um outro vindo de uma tábua de madeira.
Perception traz uma jogabilidade que se assemelha muito com a franquia Outlast. Aqui também temos um personagem comum, sem grandes habilidade e armamento a sua disposição. Para Cassie, resta apenas correr e se esconder em locais específicos da casa para escapar de um confronto com o único inimigo do jogo, uma assombração chamada Presence.
Para tentar passar despercebido pelo fantasma, o jogador deve se mover lentamente pelo cenário, pois o inimigo é alertado pelo barulho emitido pelos passos da personagem. Caso você seja capturado pela Presence, é morte instantânea e você começa o jogo novamente em pontos determinados. Vale ressaltar aqui um grande erro por parte dos desenvolvedores: se você conseguiu pegar uma chave para abrir uma porta e deve voltar um longo caminho até ela, vale a pena ser capturada pela Presence e começar de algum ponto que pode ser mais perto de onde você deva ir, uma vez que todos os itens que o jogador achou antes de morrer continuam com ele.
Cassie deve vasculhar a casa em busca de itens que a ajudem a entender a história e resolver quebra-cabeças que venham a aparecer. Entretanto, diferentemente de outros jogos de terror, em Perception os quebra-cabeças são muito simples e limitados. Além disso, ao pressionar o botão L2, Cassie ativa o seu sexto sentido que faz com que ela possa enxergar os itens e lugares onde ela deve ir, fazendo assim com que o jogo se torne extremamente fácil e acabe com o desejo de exploração.
Para conseguir saber o que está escrito nos itens encontrados, Cassie utiliza seu smartphone com o aplicativo Delphi que faz um scan no que está escrito e o reproduz oralmente. Além do aplicativo, Cassie possui a habilidade de tocar em um objeto e ver a história por traz dele, como uma memória. Essas memórias ajudam e muito o jogador a entender o que se passou dentro da casa.
O ponto mais interessante do uso do celular se dá pelo fato de Cassie poder ouvir músicas através dele. Basta acessar ao menu (pressionando o direcional para baixo) até chegar ao símbolo de um fone de ouvido. Nele, o jogador pode escolher entre três músicas para ouvir enquanto explora os cenários da mansão.
Veredito
Embora tenha uma ideia bastante original e interessante, Perception acaba errando em ser um jogo de terror extremamente fácil. O único inimigo do jogo serve como ajuda em alguns momentos e o sexto sentido de Cassie faz com que a exploração e o medo do que está por vir desapareçam. Perception faz com que os jogadores fechem os olhos para ele.
Jogo analisado com código fornecido pela desenvolvedora.