Dizer que a chegada de Secret of the Atlas viria com polêmicas seria quase redundante. Após diversas promessas de que a sequência do título não atrapalha o desenvolvimento do jogo original, o primeiro Path of Exile acabou ficando mais de 6 meses sem updates significantes, o que é bem raro para um gênero que costuma se reinventar a cada temporada.
Dito isso, após uma melhor reestruturação em suas equipes, a Grinding Gear Games volta com uma atualização que promete não só revitalizar o seu endgame, mas implementar diversas novas mecânicas que vão aumentar ainda mais a customização no combate e ainda simplificar sistemas de temporadas passadas, trazendo as famosas ‘’Qualidade de Vida’’ para um jogo sempre teve sua fama tomada por sua complexidade.
A primeira grande novidade dessa atualização não vem da sua nova temporada, mas sim na revitalização do sistema de mapas do jogo chamada de Atlas.
Após terminar a história os jogadores vão encontrar ‘’Sequências de Memórias’’ que abrem portais para novos mapas, diferentes do que já se é acostumado a encontrar durante suas aventuras.
Já dentro dessas memórias, o jogador então vai descobrir novos desafios e junto deles formas mais interessantes de’’ farmar’’ os tesouros mais cobiçados do jogo. É possível lutar em mapas onde apenas aparecem materiais ou em arenas onde os monstros sempre revivem após a morte, aumentando ainda mais a quantidade de espólios.
Conforme a comunidade for avançando na progressão desse novo sistema, vai ser possível até mesmo encontrar mapas com mais de um efeito ativado ao mesmo tempo, ampliando ainda mais a customização de um modo de jogo que já é infame pela quantidade de alterações que o jogador pode fazer no endgame.
Isso sem contar que é possível encontrar os tradicionais chefes do Atlas agora mais fortes pelos efeitos dessas memórias e novos vilões que vão exigir ainda mais dos Exilados.
Claro que com uma nova atualização vem também uma nova temporada, a primeira em muito tempo dessa vez.
A nova liga chamada Mercenários de Trarthus permite que os jogadores lutem contra mercenários que, caso sejam derrotados, juram lealdade a você.
Se você já jogou algum Diablo antes (principalmente o II) já tem alguma ideia do impacto que isso causa no combate de um RPG de Ação e como já é de praxe, as possibilidades de customização em Path of Exile passam a ser ainda maiores.
Esses mercenários não são apenas ‘’mulas’’ que carregam buffs ou outros atributos, eles são guerreiros que assim como você, estiveram honrando suas habilidades e construindo novos tipos de equipamento.
Os armamentos que eles possuem é mais poderoso do que aqueles que o jogador pode encontrar durante a jornada, então cabe aos Exilados decidirem se preferem a aliança desses soldados ou ceder a sede de sangue e roubar seus espólios para si mesmo.
Como a quantidade de mercenários contratados é limitada, vai de cada um decidir quem contratar, quem matar e até mesmo quem ‘’demitir’’ de seus serviços, desde que os vença em um duelo novamente.
Outro aspecto importante dessa liga é como ela conversa com Settlers of Kalguur, a temporada anterior de Path of Exile.
Durante as jornadas passadas, o jogador ajudou os membros da expedição se estabelecerem em Kingsmarch criando moradias, instalações e até mesmo fazendas que contribuíram muito para uma nova forma de riqueza em Wraeclast, o ouro.
Agora, um ano após essa jornada, os aventureiros de Kalguur vão se tornar parte do jogo base, trazendo algumas adições que prometem facilitar um pouco a vida do jogador.
É possível usar esse ouro obtido através dos lucros em Kingsmarch e comprar ‘’re-especializações’’ com os diversos NPCs do jogo, aliviando um pouco da pressão de seguir uma build perfeita durante a aventura.
Claro que a possibilidade de resetar habilidades passivas sempre existiu com as Orbes do Arrependimento, mas acontece que elas sempre foram encontradas de forma esporádica ou sendo recompensa de quests específicas.
A combinação desses dois sistemas promete dar mais flexibilidade principalmente para que os jogadores mais iniciantes possam ao menos experimentar mais livremente, sem o medo de estragarem seus personagens.
Outro detalhe interessante dessa mecânica é que agora também é possível encontrar fontes de mineração durante as aventuras do Atlas e escolher qual grupo você quer contratar, a Expedição de Kalguur ou de Karui.
Escolhendo o grupo de Kalguur o jogador ganha em troca Runegrafts, um efeito adicional passivo aplica propriedades como recuperação de vida automática, velocidade de movimento em x% de vida e por aí vai.
Agora o mais interessante na minha opinião é caso o jogador escolha contratar os membros de Karui, suas recompensas vão ser tatuagens que permitem com que os Exilados mudem certos efeitos na gigante árvore passiva de Path of Exile.
Quer pegar um nódulo de combate para seu arqueiro, mas não quer perder pontos no selecionando inteligência no caminho? Agora é possível transformar esses efeitos em destreza, eliminando de uma vez por todas aqueles atributos ‘’filler’’ que todo mundo acaba sendo obrigado a pegar mais cedo ou mais tarde.
O último sistema a ser trabalhado foi de um dos sistemas mais antigos do jogo, o Betrayal.
Uma das experiências mais comuns quando alguém começa a jogar Path of Exile pela primeira vez é acabar precisando ver vídeos de horas e horas até entender como o sistema dessa liga funciona, sem contar na dor de cabeça que é decidir se você deve matar ou não o ‘’Chefão’’ do Sindicato com a chance de conseguir seus espólios em prol de acabar perdendo todo o progresso na sua investigação.
Em Secrets of the Atlas derrotar esse líder não vai mais resetar o progresso da mecânica, aliviando drasticamente o estresse desse sistema.
Muitos sistemas de Betrayal passaram a ser menos punitivos também. Recompensas de chefes agora são melhores, foram implementadas mais estações de crafting e outros materiais que permitem modificar (ainda mais) os monstros encontrados durante os mapas.
A expectativa da comunidade por Secrets of the Atlas é grande e parece que a Grinding Gear Games esta mais ciente disso do que qualquer um.
O foco que a equipe precisou dar para Path of Exile 2 acabou prejudicando o ritmo quase impecável que o jogo original teve por muito tempo e isso acabou criando desavenças entre os fãs.
Com tudo isso em mente, a chegada dessa atualização e da nova liga vem carregadas por uma promessa, o retorno do famoso ciclo de temporadas que fez a franquia entrar no mapa e melhorias que possam servir como ‘’pedido de desculpas’’ para os fãs do jogo original que ficaram tanto tempo no silêncio.
Path of Exile parece prometer se destacar de sua continuação abraçando cada vez mais o que faz o título ser tão bem conceituado na comunidade a tanto tempo, desenvolvendo novos sistemas interessantes, expandindo sua complexidade mas agora também polindo alguns de seus ‘’exageros’’, fazendo com que o jogo continue com o lema original, ‘’ser jogável para sempre’’.