De acordo com um registro de patente feita pela Sony, uma tecnologia de reconstrução de imagem pode ser implementado no PlayStation 5 para garantir mais quadros por segundo enquanto mantém uma resolução em 4K.
Ainda por ver resultados diretos do PlayStation 5, o hardware do console muito provavelmente não entregará resolução em 4k nativa com taxa de quadros a 120fps. O sacrifício visual em vários títulos para se conseguir um alcanço técnico assim é enorme e, talvez, desnecessário. Porém, uma nova patente pode indicar que a Sony desenvolveu uma tecnologia proprietária que ajudará a melhorar a resolução dos jogos e ainda manter a taxa de quadros mais alta.
Similar à técnica DLSS da Nvidia e um avanço do 4K checkerboard já visto no PS4, a patente induz que que a tecnologia de reconstrução de imagens e objetos através de referência e conversão de amostras poderá chegar ao PS5 graças ao hardware melhorado do console. Aparentemente, a tecnologia já poderia ser usada no PS4, mas devido ao hardware limitado, foi aprimorada para o uso no próximo console da companhia.
Similar a isso, os próximo chips RDNA2 da AMD (tecnologia presente no PS5) que chegarão no fim de 2020 também virão com uma técnica similar. A tecnologia DLSS 2.0 presente em várias placas de vídeo da Nvidia no mercado já mostrou ótimos resultados no PC, com resolução 4K e taxa de quadros por segundo mais alta. A Sony provavelmente planeja juntar sua tecnologia proprietária com a dos chips AMD para garantir que os próximos jogos possam ter alta qualidade gráfica, resolução em 4K e possivelmente taxa de quadros a 60fps.