Uma patente da Sony surgiu recentemente, sugerindo que os jogos de PS1, PS2 e PS3 poderiam ser emulados através da nuvem.
Publicado pela primeira vez no Twitter pelo usuário Renka_schedule, “um grande número de títulos de jogos no PS1 / PS2 / PS3 e várias gerações de consoles podem ser armazenados e usados na biblioteca de jogos na nuvem”. “Esses jogos podem ser executados em uma máquina virtual que imita o sistema operacional associado a cada console”, continua.
A imagem a seguir mostra desenhos do PlayStation 1, 2 e 3 sendo emulados em telas separadas. Não está claro como isso seria alcançado ou se está vinculado ao serviço PlayStation Now. Pode ser que a solução do sistema operacional virtualizado seja um meio de não precisar criar tecnologia de compatibilidade com versões anteriores em novo hardware, embora isso não seja mencionado nos documentos de patente.
Posteriormente, Renka_schedule publica informações de outra patente, que sugere que os usuários poderão gravar e criar minigames a partir de seu gameplay e compartilhá-los com os amigos através da nuvem. Parece que ele pode estar associado ao botão Criar do novo controle DualSense, e as patentes anteriores da Sony mencionaram “marcação de cenas”, o que poderia permitir aos jogadores “gravar” seções jogáveis dos jogos e compartilhá-las.
Obviamente, considere todas as patentes com rumor, pois isso significa que a Sony está pesquisando e estudando o uso da tecnologia – nada está confirmado. A única retrocompatibilidade confirmada oficialmente é com o PlayStation 4.