A marca de tênis e vestuários de skate ÖUS se prepara para o primeiro lançamento do ano: uma coleção de tênis inspirada pelo jogo Street Fighter II, que marcou a infância dos criadores da marca Rafael e Bruno Narciso e também de grande parte das crianças que cresceram nos anos 90, quando ocorreu o grande boom dos games e fliperamas.

“O Blanka só joga descalço, então pensamos em fazer um tênis para ele” – é assim que Rafael Narciso descreve como surgiu a ideia de fazer uma coleção inspirada no jogo Street Fighter. “Decidimos fazer uma coleção do Street Fighter II especificamente porque essa versão do jogo ficou marcada na memória de muita gente no Brasil, onde o jogo foi um dos maiores sucessos da franquia Street Fighter, tanto nos games em casa como nos fliperamas”, conclui.

Segundo a Capcom, que detém os direitos autorais do jogo, Street Fighter II foi lançado nos fliperamas em 1991 (e nos consoles caseiros em 1992) e virou um hit instantâneo com mais de 6,3 milhões de vendas ao redor do mundo, tornando-se, também, uma referência para jogos do gênero de lutas, revolucionando a indústria da época. Hoje, a franquia no geral já acumula mais de 44 milhões de vendas mundialmente.

O desenvolvimento da coleção levou aproximadamente dois anos e a coleção foi marcada para coincidir com a data em que Street Fighter II celebra 30 anos de existência e legado. “No processo criativo, juntamos todas as memórias de quem jogou este jogo nos anos 90, com as ‘manhas’ de quem joga até hoje para representar o game através de cores, texturas e elementos gráficos. O desenvolvimento em plena pandemia foi um grande desafio, mas tivemos apoio do pessoal de fora da Capcom para as aprovações e acesso aos materiais gráficos do jogo”, explica Rafael Narciso.

A coleção possui três modelos: o Imigrante Street Fighter Essencial, o Blanka Imperial e o Hadouken, cada um com suas particularidades, exclusividades e inspirações.

IMIGRANTE STREET FIGHTER II é o institucional da série, ele representa o jogo em si. Uma pintura degradê do laranja para o vermelho na lateral da sola representa os degradês utilizados nos grafismos do logo do jogo. Na lateral, o logo da ÖUS com um material que quando exposto a iluminação possui um brilho vermelho, azul e verde, lembra os tons básicos das cores utilizadas nos games de época. Um detalhe interessante está na parte traseira do calçado: o efeito lenticular que oscila entre as palavras ÖUS e Street Fighter, de acordo com o caminhar ou o ângulo de quem observa.

  • Valor: R$369,90

O PHIBO 5 8 13 HADOUKEN une uma das principais silhuetas de lifestyle da marca a uma das magias mais famosas da série e da cultura gamer: o hadouken. As cores do tênis e a textura aplicada no cabedal foram inspirados nas cores e efeitos desta magia, além de também possuir o efeito lenticular no qual os lutadores Ken e Ryu lançam um hadouken contra o outro, que pode ser observado em movimento ao caminhar.

  • Valor: R$439,90

O PHIBO 1123 BLANKA foi construído numa das silhuetas mais tradicionais da marca para celebrar o Blanka, lutador que sofreu uma mutação e ficou esverdeado depois de sofrer um acidente de avião e crescer na selva amazônica. Rafael explica: “para representá-lo, criamos um tecido com texturas bem fortes, inspiradas no aspecto mutante do personagem”. Na parte interna da língua, uma etiqueta com o rosto do Blanka se completa com um tecido felpudo laranja, uma referência aos longos cabelos laranjas do lutador. Na biqueira, o lenticular tem duas leituras, “Round 1” e “FIGHT”, que são as frases mais famosas do jogo. Este modelo é o mais limitado da coleção, com produção total de apenas 83 unidades.

  • Valor: R$449,90

A coleção, com três modelos de tênis exclusivos, será lançada no dia 25/2, meia-noite. Saiba mais e onde comprar no site oficial.