Os infográficos são, hoje em dia, um elemento básico na comunicação em salas de aula, no local de trabalho, nas redes sociais e em toda a web

Que infográficos são úteis e valorizam qualquer conteúdo, isso todos sabem. Saber lidar bem com eles, criá-los, talvez seja ainda tarefa para poucos e pode até parecer ser um pouco complicada.

Porém a cada dia surgem novas alternativas fáceis de aprender, intuitivas e, para facilitar ainda mais a vida, esses aplicativos estão disponíveis online e já oferecem os templates de infográficos prontos, para você criar seus designs para todas as ocasiões e com apenas uns poucos cliques.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre as ferramentas que podemos encontrar na rede e como fazer para criar as peças mais adequadas às suas necessidades ou de seus clientes, além de dar algumas dicas sobre o que são infográficos e sua importância.

 

Mas afinal, você sabe o que é e para que servem os infográficos?

Muita gente nem mesmo sabe, muito menos tem ideia do quanto eles podem ajudar a fortalecer um conteúdo digital. Um infográfico é como uma coleção de imagens, gráficos e um mínimo de texto que, juntos, fazem com que o leitor entenda facilmente sem quase ler sobre o assunto.

Eles, na verdade, contam histórias, apresentam dados e são capazes de envolver de verdade o internauta no assunto oferecido a partir de efeitos visuais.

 

Sabendo do que se trata, saiba como usá-los

 

A ideia é inserir um infográfico em um conteúdo para facilitar a assimilação de informações, fortalecê-las e, também, fazer com que elas sejam lembradas de forma orgânica.

Eles são muito indicados para fornecer uma visão geral rápida de um assunto, resumir postagens, explicar processos complexos, exibir resultados de pesquisa ou dados, criar comparações, entre tantas outras utilidades.

E se existe a necessidade de fazer um resumo de forma sucinta, um infográfico é a solução. Para isso, saber usá-los é fundamental. 

  • Alguns exemplos de aplicações para infográficos:

  • Pequenas empresas podem usá-los para um maior reconhecimento de marca ou comparação de produtos;

  • Educadores usam infográficos para tornar os conteúdos de suas aulas mais atraentes para os alunos:

  • Profissionais de marketing podem criar apresentações de resultados comparativos, exibir conquistas, resumir dados;

  • Governos, ONGs, instituições, podem usá-los para promover campanhas públicas, eventos e aumentar a conscientização sobre suas causas.

 

São infinitas as possibilidades de aplicação de infográficos. E como dissemos acima, até pouco tempo atrás essa era uma tarefa que exigia certas doses de experiência ou expertise em design gráfico. 

Mas hoje em dia algumas ferramentas online oferecem modelos prontos, facilitando o processo de criação. 

Aqui listamos algumas bem interessantes para você usar, aplicando os modelos disponíveis às suas necessidades. Experimente-as, alguma delas vai ser a mais indicada!

 

Crello

Com os modelos desta ferramenta, que são projetados por profissionais, você poderá criar designs inspiradores para qualquer ocasião. O editor de imagens da Crello é superfácil de usar, ou seja, você não precisa ser um designer veterano para conseguir infográficos incríveis.

É só escolher um modelo que mais se adapte às suas necessidades e editá-lo com suas informações, criando recursos visuais com poucos cliques.

O Crello é uma ferramenta gratuita de design gráfico para criar conteúdos impressionantes em minutos. Sua biblioteca de imagens conta com milhares de modelos profissionais.

 

Canva

A plataforma de design gráfico Canva permite a seus usuários criar gráficos de mídias sociais, apresentações, infográficos, pôsteres e outros conteúdos visuais.

Ela está disponível online e em dispositivos móveis e conta com milhões de imagens, fontes, modelos e ilustrações. Ela é muito indicada também para a criação de infográficos a partir de seus templates.

O Canva enfatiza o aspecto “gráfico” do infográfico e oferece uma biblioteca com mais de 2 milhões de fotos, além de permitir que o usuário suba suas próprias imagens.

 

Infograpia

Converta seus dados complicados em gráficos visualmente atraentes que são fáceis de ver. 

Se você trabalha em gestão corporativa, marketing, educação ou como blogueiro, o Infograpia oferece uma maneira eficaz de exibir suas informações através de infográficos visualmente impressionantes. 

As imagens oferecidas pelo aplicativo são 100% vetorizadas e fáceis de editar.

 

Adobe Photoshop

A ferramenta da Adobe continua sendo uma das mais conhecidas e respeitadas, porém, diferente das que citamos antes, ela exige maior conhecimento em design e investimento na área.

Mesmo assim, seus resultados são extremamente profissionais e satisfatórios quando executados por um bom profissional. O sucesso desse programa se deve à sua capacidade de criar absolutamente qualquer coisa.

Organizando e concluindo as ideias

Se você pesquisar e se sentir pronto para começar a criar infográficos, se escolheu entre as muitas ferramentas que existem e vai partir para colocar a mão na massa, algumas dicas vão garantir o equilíbrio perfeito entre diversão e educação:

  • Use linhas, bordas e formas para agrupar informações relacionadas.

  • Use cores contrastantes para chamar a atenção para as informações principais.

  • Crie hierarquias de texto com estilos de fonte diferentes.

  • Use sempre imagens, ícones e ilustrações que tornem as conclusões importantes memoráveis.

Seguindo essas dicas e praticando bastante, você terá uma este acessório incrível que lhe ajudará a incrementar seu conteúdo e a agregar valor a seu perfil nas redes sociais, em apresentações profissionais e em muitas situações da vida cotidiana.