Todos os anos, grandes lançamentos chegam às principais plataformas de games. Para celebrar todas as estreias, sites de notícias e organizações promovem diversas premiações, com votação da crítica especializada e também do público.

The Last of Us, God of War e Uncharted são algumas das franquias multipremiadas por especialistas e sua legião de fãs, marcando na história os enredos e os personagens dos grandes títulos. Além, claro, de lançamentos novos que foram um sucesso, como Death Stranding, Horizon Zero Dawn e Marvel’s Spider-Man.

The Last of Us Part II entrou para a história dos videogames, tanto por sua narrativa inovadora quanto para a quantidade de prêmios de Jogo do Ano recebidos em 2020. Segundo o site Game Awards, que compila diversas premiações ao redor do mundo, o título da Naughty Dog alcançou a marca de 294 prêmios.

A jogo que conta a história de Ellie e Joel em um planeta dizimado por um fungo que transforma as pessoas em zumbis, ultrapassou The Witcher 3: Wild Hunt (2015), da CD Projekt, que conta com 279 premiações. O título também superou o seu o primeiro jogo de 2013, que levou para casa 257 prêmios.

Entre tantos sucessos de público e júri, há diversos tipos de jogos que se sagraram como os mais premiados. Veja, a seguir, os 10 jogos exclusivos para PlayStation 3 e 4 mais premiados como Jogo do Ano na década:

  • Uncharted 3: Drake’s Deception (2011) – 20

A última jornada de Nathan Drake no PlayStation 3, desenvolvido pela Naughty Dog, foi o primeiro passo para o fim da aventura do caçador de tesouros. O jogador leva o protagonista para a busca pela Atlantis de Areia, enquanto se depara com diversos perigos e inimigos pelo caminho. O game pode ser encontrado na coletânea Uncharted The Nathan Drake Collection, na PlayStation Store e também em midias físicas PlayStation Hits.

  • Marvel’s Spider-Man (2018) – 22 prêmios

Desenvolvida pela Insomniac Games – de Ratchet & Clank -, a aventura exclusiva do amigão da vizinhança trouxe Peter Parker e diversos vilões para o PlayStation 4. Na história, o teioso já é mais experiente e domina a arte de combater os grandes criminosos na cidade de Nova York. Ao mesmo tempo, ele está tendo dificuldades para equilibrar sua vida pessoal caótica e suas responsabilidades como heróis, tudo isso enquanto o destino da cidade está em suas mãos.

  • Bloodborne (2015) – 33

O jogo desenvolvido pela From Software foi pelo público amante de souls-like (jogos muito difíceis e desafiadores). Nele, os jogadores enfrentam seus pesadelos enquanto busca respostas na antiga cidade de Yharnam, agora amaldiçoada com uma estranha doença endêmica que se espalha pelas ruas como fogo. O game está disponível na PS Store e incluso na Plus Collection, exclusimante para os jogadores do PlayStation 5.

  • Journey (2012) – 58

O jogo simples, mas de visual espetacular encantou diversas pessoas. Do sol forte do deserto até tumbas gélidas, o jogo incitou muitas discussões de como o videogame pode ser uma forma de arte, tal qual a música e o cinema. A trilha sonora também foi aclamada, conquistando até mesmo uma nomeação ao Grammy. Lançado originalmente no PlayStation 3, pelos estúdios Thatgamecompany, Tricky Pixels e Santa Monica – da franquia God of War – Journey ganhou ainda uma versão para PC e no PlayStation 4.

  • Ghost of Tsushima (2020) – 60

O recente lançamento da Sucker Punch para PlayStation 4 trouxe a história de Jin Sakai, um samurai que deve abandonar sua honra para conseguir vencer os Mongóis que invadiram a ilha de Tsushima. O game ganhou nota máxima da revista japonesa Famitsu, se tornando o 3º jogo ocidental a atingir a avaliação 40/40 da publicação.

  • Horizon Zero Dawn (2017) – 69

Em um mundo destruído em que as máquinas substituíram os animais e os humanos voltaram a viver em tribos, a jovem Aloy busca respostas para o que causou tudo aquilo, enquanto enfrenta as máquinas e outros humanos. Lançado para PlayStation 4, o game também está disponível para PC. O jogo ainda ganhará uma continuação para PlayStation 4 e 5, em 2021. Intitulado de Fobidden West, também é desenvolvido pela Guerilla Games.

  • Death Stranding (2019) – 112

Do renomado game designer japonês Hideo Kojima, o aguardado game traz um mundo destruído em que apenas entregadores podem andar por aí. Sam Bridges, interpretado por Norman Reedus, é um deles e deve fazer diversas entregas para reconstruir a humanidade, enquanto foge de criaturas sobrenaturais, chuvas tóxicas e ladrões de carga. O jogo está disponível para PlayStation 4 e PC. Mesmo perdendo o The Game Awards para Sekiro, Death Stranding foi o game que conquistou mais prêmios, em 2019.

  • Uncharted 4: A Thief’s End (2016) – 188

Mesmo aposentado, o caçador de tesouros é forçado a voltar para o mundo dos ladrões. Com riscos muito mais pessoais, Drake embarca em uma jornada pelo mundo em busca de uma conspiração histórica por trás de um famoso tesouro pirata. Apesar de não vencer como Jogo do Ano no The Game Awards, foi o título que mais conquistou prêmios em 2016. O game também está incluso na Plus Collection.

  • God of War (2018) – 258

O novo capítulo da amada saga de Kratos foi lançada no PlayStation 4, mudando as formas de gameplay, a história e até mesmo o comportamento do espartano. Completamente diferente os jogos do PS2 e PS3, nessa aventura pelos mundos nórdicos, Kratos está acompanhado de seu filho Atreus e tem novos deuses e criaturas para enfrentar. O aclamado título venceu como Jogo do Ano em 2018 e também foi o mais premiado naquele ano. Também está incluso na PS Plus Collection.

  • The Last of Us (2013) – 257

Um dos jogos mais amados para PlayStation 3 e depois relançado de forma remasterizada para o PlayStation 4, a primeira parte da saga de Joel e Ellie vendeu mais de 20 milhões de unidades nos dois consoles. Mesmo perdendo o título Jogo do Ano para outro grande game, Grand Theft Auto V, a nova aposta da Naughty Dog foi a que conquistou mais prêmios em 2014. Com uma legião de fãs que se apaixonaram pela narrativa e profundidade dos personagens, é claro que a sequência garantiria ainda mais sucesso. The Last of Us Remastered faz parte da PS Plus Collection.