Depois de anos na internet, muitas pessoas podem já ter ouvido falar sobre o termo “proxy”, mas ainda assim não terem ideia do que seja isso ou para o que funciona. Na verdade, essa é uma medida de segurança na hora de navegar, inclusive muito comum em navegadores especializados em evitar detecção, como o próprio Octo Browser, entre outras opções dentro do mercado atual.
O que é e qual a serventia de um servidor proxy
Um servidor proxy atua na vida dos usuários como um intermediário. Ao contrário de acessar sites da internet diretamente, ele cria como se fosse um portão (ou gateway, em termos mais técnicos). Isso faz com que o usuário seja separado da internet e vice-versa.
Para tornar a visão mais lúdica, pense da seguinte forma: quando se acessa a internet pelos meios convencionais, é como adentrar um vasto campo de possibilidades sozinho, dentro de uma enorme imensidão. Quando se usa um servidor proxy, você acaba dentro das muralhas de um castelo e apenas as informações escolhidas podem passar pelo portão. Por isso, além de separar usuário e toda a rede, um servidor proxy também adiciona uma camada de segurança para seus usuários.
Para que serve, afinal?
Em quesitos mais específicos, a utilidade de um servidor proxy são inúmeras. A mais evidente é proteger a identidade de seu usuário, uma vez que o IP que fica registrado dentro do site é do próprio proxy e não dele. Além disso, com ele, é possível evitar possíveis bloqueios e restrições de navegação, além da possibilidade de hospedar um firewall, um sistema de segurança de rede.
Com o proxy, também é possível bloquear determinados conteúdos, como o acesso a redes sociais em um ambiente de trabalho ou escolar, além de economizar banda e melhorar o desempenho de uma rede.