PS5

A Digital Foundry conseguiu mais alguns detalhes através da documentação do PS5 Pro enviada aos desenvolvedores. Além do que já foi vazado antes, como detalhes de CPU, sistema de áudio e mais, as novas informações são referentes diretamente à GPU utilizada no console.

Ao que tudo indica, a GPU terá um clock básico de 2,18 GHz e pode alcançar até 2,35 GHz, com as memórias cache recebendo o dobro de capacidade para alimentar a GPU, quando comparado ao PS5 base. Cache L0 passa de 16 KB para 32 KB e Cache L1 de 128 KB para 256 KB, o que permitirá acomodar uma performance superior quando se trata de ray tracing, mas mantendo o Cache L2 ainda em 4 MB. Além disso, a GPU terá funcionalidades mais recentes do DirectX 12 e um aumento total de 45% de performance nos jogos.

Apesar disso, a Digital Foundry levanta dúvidas sobre como será o processo de “reengenharia” para suporte ao que o PS5 base já entrega. A GPU do PS5 atual trabalha com 36 unidades de processamento a 2,23 GHz de frequencia, enquanto a possível GPU do PS5 Pro trabalha com 56 a 60 unidades de processamento a 2.18GHz de frequência, o que não parece ser compatível imediatamente para a Digital Foundry. O que é especulado acontecer é que a GPU tenha unidades de processamento desativadas para que as velocidades se equiparem e haja um adaptabilidade entre ambos os consoles para todos os jogos já lançados.

Os cálculos realizados pela Digital Foundry indica realmente um máquina de 33,5 TF, ainda que com frequência media abaixo do PS5 atual. O aumento na quantidade de unidades de processamento em 67% garante o aumento de 45%, o que é similar ao que aconteceu na comparação direta do PS4 para PS4 Pro.

Por último, algo a ser notado é que, ainda em comparação com o PS4 Pro, a evolução do PS5 Pro para o PS5 deve ser maior do que o que aconteceu na última geração. Com um pacote de melhorias mais robusto, com poder computacional maior e melhores tecnologias de reconstrução quando comparado ao checkerboard da época, o resultado final tende a ser melhor do que antes.