Rollerdrome

O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog.


Você já se perguntou como seria o século XXI se algumas pequenas coisas fossem diferentes? E se, por exemplo, os monitores de tela plana nunca tivessem sido inventados e a popularidade dos esportes de patins continuasse crescendo até se tornar o evento esportivo mais popular da Terra? E talvez coisas como streaming, mídia social e eSports nunca tivessem surgido, deixando os esportes de patins cheios de acrobacias na televisão como uma forma predominante de entretenimento. E se, talvez, os gostos coletivos de nossa sociedade tivessem se transformado para tornar todos os nossos esportes mais sanguinários. Essa é a realidade que a desenvolvedora Roll7 está lançando com seu último jogo, Rollerdrome.

Montando o palco

Rollerdrome coloca você nos patins da estrela do esporte em ascensão Kara Hassan. É o ano de 2030, mas as coisas parecem muito diferentes: sem smartphones, internet – nem mesmo videogames. Em vez disso, os consumidores estão se reunindo para assistir ao novo esporte de arena mais popular do mundo: o Rollerdrome. Kara tem a coragem, carisma e talento que poderiam torná-la uma megaestrela no mundo Rollerdrome. Convenientemente, é isso que o megaconglomerado corporativo e patrocinador da liga Rollerdrome, Matterhorn, quer ver. O sangue e o conflito na arena tiram a mente do mundo do sangue e do conflito que as subsidiárias da empresa estão alimentando nas ruas.

Mas o que é Rollerdrome, exatamente? Imagine um parque de skate bem elaborado, onde você pode tomar ar sério e impressionar os espectadores com acrobacias, truques e grinds malucos. Agora imagine aquele parque de skate bem trabalhado cheio de hooligans empunhando morcegos, atiradores cuidadosamente posicionados, guerreiros blindados com lançadores de foguetes, especialistas em minas terrestres vestidos com equipamentos de choque e robôs teletransportadores de laser-beam-slicer (só para citar alguns). Estes são os jogadores da casa e, para vencer, Kara tem que derrubá-los com um pequeno arsenal de armas, enquanto mantém a multidão entretida com impressionantes acrobacias de patinação.

Impulso e reflexos rápidos

Jogar Rollerdrome é genuinamente caótico. Você aprenderá muito rapidamente que ficar parado é um convite para ser aniquilado em uma saraivada de tiros de franco-atiradores e explosões de mísseis guiados. Você tem que se mover, e continuar se movendo, e nunca parar de se mover. Patine como se sua vida dependesse disso porque depende. Se você gosta de jogos com movimento rápido e fluido, vai adorar o fluxo de Rollerdrome desde o início.

Girar é apenas metade disso – você também precisa eliminar os jogadores da casa, o que, como você está rolando em rampas e encostas em alta velocidade, pode ser difícil. Felizmente, Kara tem uma habilidade de foco no alvo chamada Reflex Time que ela pode ativar segurando o botão L2. Isso diminui o tempo por alguns segundos, permitindo que ela mire com mais cuidado, ative efeitos de armas especiais, atire rapidamente nas defesas inimigas e veja as ameaças com clareza.

Encadear quedas de inimigos aumenta um multiplicador de pontuação, e pontuações altas significam notas mais altas ao terminar um nível (e classificações mais altas ao se registrar nas tabelas de classificação). As armas oferecem diferentes forças táticas, embora algumas sejam mais eficazes do que outras em determinadas situações. Por exemplo, o poderoso Grenade Launcher é ótimo para eliminar um grupo reunido, mas não particularmente forte contra inimigos que podem proteger contra sua explosão ou alvos que se afastam imediatamente após serem atingidos.

Malabarismo com um arsenal de armas e truques

Há um problema para essas armas, no entanto – elas têm munição limitada e é fácil explodir um pente completo, mesmo tentando derrubar os soldados de nível mais baixo da Casa. (Você sentirá um clink clink clunk horripilante e rapidamente intensificado através do controle DualSense à medida que seu estoque de munição diminui cada vez mais.) Também não há coleta de munição, portanto, para reabastecer seu armamento, você deve usar suas manobras.

Sim, suas armas são recarregadas realizando acrobacias doentias para impressionar a multidão encantada. Quanto mais longa e fria a manobra, mais munição você será recompensado. A desenvolvedora Roll7 coloca sua experiência em fazer títulos pesados ​​como OlliOlli World em exibição completa aqui, dando acesso a uma variedade de manobras realizadas usando diferentes combinações de botões e ambientes. (E se você esquecer como fazer alguma, a abrangente Trickipedia está a apenas um botão de distância.) Mas fazer acrobacias constantemente no Rollerdrome não é uma tarefa fácil, pois ao tentar mostrar seus giros, slides de parede e grinds, você está ainda marcado para eliminação pela Câmara.

Não é preciso dizer que uma bala de atirador nas costas pode realmente arruinar a satisfação que você sente com aquele elegante grind-in-a-720-grab que você acabou de fazer. Equilibrar a necessidade de fazer acrobacias continuamente com a necessidade de atirar e sobreviver cria um desafio único e inovador que será formidável até mesmo para os veteranos mais experientes de esportes radicais e jogos de ação. Felizmente, você pode se esquivar com o botão de círculo – pressione-o e Kara parará imediatamente o que está fazendo para fazer uma jogada evasiva ou esquiva aérea. Esquivar-se de ataques quando você está zunindo pela arena é difícil, mas aprender a fazê-lo bem é um salva-vidas literal – além disso, esquivar-se de perigos no momento perfeito também lhe dará munição e pontos de bônus. Tente esquivar-se perfeitamente durante o Reflex Time para ainda mais estilo, dano inimigo e recompensas! A funcionalidade do PS5 é aproveitada para oferecer beacons adicionais para ajudá-lo a sobreviver,

A emoção de desenvolver sua habilidade

O que é particularmente bom no Rollerdrome é o quanto você cresce e aprende quanto mais você joga. As coisas não serão fáceis no início – no começo, você terá dificuldades com o gerenciamento de munição, encadeando quedas de oponentes e evitando perigos. Cada novo confronto na arena parecerá opressivo, uma luta pela simples sobrevivência contra todas as probabilidades esmagadoras. Mas à medida que você continua jogando Rollerdrome, retornando àqueles estágios que lhe deram problemas e tentando completar a lista de desafios, você notará algo: você está aprendendo. Você está melhorando. Você pode reconhecer os padrões dos inimigos, esquivando-se deles sem esforço. Você pode dobrar os layouts dos níveis à sua vontade, atrofiando, atirando e deslizando como um deus intocável sobre rodas. Você verá suas pontuações aumentarem e os desafios cairão em sua habilidade.

Com muitos desafios, tabelas de classificação online e uma infinidade de maneiras de se mover e estilizar na casa, Rollerdrome oferece um novo desafio repleto de valor de replay e um suprimento infinito de momentos dignos de botão Share. A arena Rollerdrome abre em todo o mundo para PS4 e PS5 em 16 de agosto. Todos os desafiantes são bem-vindos para entrar na briga e ver se eles têm o que é preciso para conquistar o campeonato – e quando você começar, você não vai querer parar.