Metaphor: ReFantazio

A Atlus divulgou diversos detalhes e imagens de Metaphor: ReFantazio que explicam o mundo, mecânicas de combate e mais.

Fast & Squad

  • Fast & Squad — sistema de batalha que permite que jogadores lutem em masmorras de uma forma nunca antes vista nos confrontos por turno. É possível alternar entre ação em tempo real com ataques diretos ao inimigo (Fast) e batalhas baseadas
    em comandos por turno (Squad).
  • Fae Sight — Habilidade usada pela companheira do protagonista, a fada Gallica. É usada para sondar os arredores e revelar o nível de perigo dos inimigos. Com a habilidade, dá para ter uma noção da força dos monstros que te esperam nas masmorras, o que
    ajuda a decidir melhor a forma de combatê-los.
  • Fast — O modo “Fast” é uma maneira efetiva de enfrentar inimigos de nível baixo já derrotados anteriormente. No campo de batalha, também é possível travar a mira, dar dashes e evadir. Aniquilar inimigos no modo “Fast” enquanto presta atenção nos ataques é uma forma confortável de prosseguir com a exploração das masmorras.
  • Squad — Inimigos indicados em amarelo e vermelho pela habilidade de Gallica, Fae Sight, são ameaças que representam perigo ao protagonista. Este tipo de inimigo não pode ser derrotado no modo “Fast”, então é sábio alternar para o modo de comandos “Squad”. Contudo, atacar o inimigo com o “Fast” pode resultar em um atordoamento da ameaça, resultando em um início de batalha de turno com vantagem.
  • Command Battle — Em Metaphor, as batalhas por turno podem ser realizadas com um grupo de até quatro pessoas. O número de membros em seu grupo aumenta para sete com a progressão na história, sendo possível criar uma variedade de combinações que utilizam totalmente os pontos fortes de cada personagem. Batalhas por turno geralmente envolvem escolher as ações entre múltiplos comandos, mas em Metaphor os comandos são escolhidos com apenas toques nos botões, o que permite que o ritmo das lutas prossiga de forma mais rápida. Ainda nas batalhas por turno, o protagonista pode se transformar em Arquétipos, cada um com as próprias habilidades especiais. Equipar tais Arquétipos com habilidades que miram na fraqueza dos inimigos permite ganhar vantagem nos confrontos.

Masmorras

Existem dois tipos de masmorras: as principais, que fazem parte do progresso da história do jogo, e as secundárias, que aparecem em missões opcionais e em outros desafios.

Arquétipos

O que é um Arquétipo? O protagonista enfrenta os próprios medos e forma laços com seus aliados para despertar o poder de imagens heróicas, Arquétipos, por meio de relações de confiança.

Ao despertar os Arquétipos, o protagonista pode se transformar em tais durante as batalhas caso os tenha equipado previamente. Arquétipos são diversos, cada um com habilidades e personalidades. A variedade vai do básico Seeker, que é um faz-tudo em batalha, passa pelo Mago, que atinge as fraquezas com magia ofensiva, e chega no Thief, que pode saquear recursos. Jogadores precisarão decidir quais Arquétipos despertar e como configurar os membros do grupo para formar uma efetiva composição.

Os membros do grupo do protagonista são personagens únicos. Os Arquétipos possuídos pelos membros do grupo e a combinação destes Arquétipos mudam drasticamente a estratégias das batalhas por turno. Quando um membro do grupo desperta um novo Arquétipo, é possível trocar tal com outro Arquétipo.

História dos Aliados

Interagir com aliados desbloqueará suas respectivas histórias e permitirá um aprofundamento na experiência narraiva. Cada personagem tem um enredo de plano de fundo e uma história única, e seguir tais narrativas paralelamente ao caminho principal é parte da experiência de jogo. Fica a critério do jogador decidir quais aliados receberão interações priorizadas.

Trotador Couraçado (Gauntlet Runner)

Ninguém consegue viajar de forma segura entre extensas terras desoladas, povoadas por monstros e bandidos. O Trotador Couraçado é um grande veículo armadurado, desenvolvido para uma travessia segura por tais terras. É um veículo com um mecanismo automotor alimentado por magia, mas também pode ser uma base móvel, se assim desejar. O protagonista viajará pelos territórios angariando apoio com o Trotador
Couraçado.

Enquanto estiver na estrada junto do trotador, é possível realizar várias ações a bordo do veículo, como se fosse uma caravana. Dá para cozinhar, ler livros, falar com os amigos e até mesmo tirar uma soneca se o tédio bater. Dentro do veículo, o protagonista pode visitar várias áreas, como a sala de guerra, a cozinha, o saguão, etc. Ao ir à parte exterior do veículo, dá para observar a vastidão do mundo enquanto a viagem é realizada, fazendo com que a locomoção seja uma verdadeira experiência.

A variedade de atividades e eventos que podem ocorrer com o Trotador Couraçado é uma mecânica única de Metaphor: ReFantazio.

Locais

  • Old Castle Town Martira: é uma cidade pastoral totalmente diferente da capital real. É uma cidade famosa pela culinária local, que utiliza um tipo específico de larva para atrair turistas. Inicialmente a cidade parece pacata, mas o deserto que a rodeia é lar para monstros chamados “Giant Sandworm”, que instauram medo nos residentes… sem mencionar um certo incidente que também os deixa em perigo.
  • Royal Capital Grand Trad: a capital do Reino de Euchronia, que é onde o jogo acontece. A cidade onde muitas pessoas vêm e vão e onde muitas tribos vivem. As ruas conservadas e os mercados cheios de gente dão uma impressão de esplendor. Em contrapartida, há um espaço de execução nas partes obscuras da cidade. Pessoas sem ter para onde ir acovardam-sem ao lado das estradas. No mundo de Metaphor, o abismo entre riqueza, pobreza e discriminação é grande. Mesmo na Royal Capital, muitos problemas apareceram e tudo indica que não são poucas as pessoas que vivem incomodadas com isso.

Eventos e Missões

  • Centro de Recrutamento e Recompensas: cada cidade visitada possui um local chamado de Centro de Recrutamento, com pedidos como “derrotar monstros que ameaçam a cidade”.
  • Taverna e Informante: cada cidade visitada possui uma taverna, local em que a população pode relaxar. O protagonista visitará tavernas para comer durante a estadia em diversas áreas. Nas tavernas, informantes vendem variados tipos de informações, que variam de assuntos locais até demônios a serem caçados na área.
  • Lojas de Armas & Armaduras: além de adquirir equipamentos para os membros do grupo em masmorras, você também fazer comércio em lojas pela cidade. Alguns itens podem não ser indentificáveis, então é sempre bom parar em lojas antes e depois de perigosas explorações.
  • Estalagem: relaxe depois de viagens cansativas na estalagem. É um ótimo local para checar se há algo a ser feito no dia e para se planejar para futuras aventuras. No jogo, a estalagem pode ser utilizada para encerrar um dia e partir para o próximo.
  • Complete missões e ajude quem precisa: o protagonista precisa “completar as missões principais em um período designado” em cada região, mas missões secundárias são chave para conseguir fazer isso acontecer. Missões secundárias são pedidos de pessoas que você conhece durante a jornada, geralmente envolvendo caça, exploração e investigação, e dá pra receber várias recompensas ao completar essas missões.
  • Mapa da Cidade: abrir o mapa permite que você cheque os locais visitados anteriormente. O mapa mostra a localização do jogador e é possível mover-se instantaneamente para um local desejado ao selecionar lugares específicos dentro da cidade em que o protagonista está. Esta função permite uma maior comodidade ao
    atravessar longas cidades e suas várias construções.

Objetivo da Jornada e Narrativa

  • Atravessando o Mundo: para salvar o príncipe amaldiçoado dado como morto, o protagonista decide entrar no “Royal Tournament”. Para ter chance ao trono, o grupo precisa ser o mais popular no território, ganhando assim a confiança das pessoas contra os rivais poderosos. Esta é a jornada do protagonista pelo mundo. O tempo limite para um próximo monarca ser coroado é de aproximadamente seis meses. Será que o
    protagonista conseguirá juntar a confiança das pessoas neste intervalo de tempo? O que o grupo conseguirá conquistar neste período?
  • Um dia a dia realístico na estrada: em Metaphor, o conceito de “data” existe para que jogadores aproveitem uma experiência realística de um dia a dia viajando. No mundo real, viajar geralmente é acompanhado de um planejamento fixo, como três dias e duas noites, por exemplo. De forma parecida, jogadores podem aproveitar para passar o tempo em cada local que visitam como se fosse uma experiência real e moderna de viagem. Durante a jornada, o protagonista visitará uma variedade de locais, incluindo cidades desenvolvidas e movimentadas, como a Royal Capital, cidades pastorais e lugares à beira de rios. Em cada local de estadia, vários encontros e incidentes esperam: pessoas que vivem na região, construções únicas, especialidades locais e, por vezes, monstros que ameaçam a população. O que fazer, quando fazer e para onde ir durante o limitado período de tempo são escolhas que dependem do jogador. A “sensação de realidade” nas viagens é única de Metaphor e pode ser aproveitada ao máximo.

Metaphor: ReFantazio será lançado em 11 de outubro para PS4, PS5, Xbox Series e PC.