O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.
Em nome da equipe de The Game Kitchen, estamos muito animados em compartilhar que Ninja Gaiden: Ragebound está pronto e será lançado na próxima semana, em 31 de julho! Para celebrar, gostaríamos de relembrar a jornada artística do projeto e compartilhar um pouco sobre como o estilo de arte do jogo foi desenvolvido e refinado e acabou ganhando vida.
Quando a Dotemu entrou em contato conosco para criar um novo título na série Ninja Gaiden 2D, a arte pixel pareceu a escolha natural. Ela nos permitiu honrar o visual da trilogia original enquanto aplicávamos a experiência de The Game Kitchen com o meio. No entanto, a arte pixel é incrivelmente versátil, capaz de transmitir estéticas muito diferentes: desde a atmosfera barroca sombria de Blasphemous até o estilo minimalista de The Last Door. Sabíamos que Ragebound precisava de uma identidade visual distinta, diferente de tudo que fizemos antes.
O último título da série Ninja Gaiden original em 8 bits foi lançado em 1991, com designs de personagens e arte de capa que compartilhavam a mesma estética do anime lançado naquele ano. Como nossa missão era levar a série de volta às raízes, fizemos a seguinte pergunta: E se Ninja Gaiden tivesse continuado na metade dos anos 1990 como uma série 2D? Essa ideia tornou-se a base para definir o estilo visual de Ragebound: arte pixel vibrante de alta qualidade inspirada na era dos 16 e 32 bits, combinada com designs ousados e dinâmicos típicos do anime seinen dos anos 1990.
Para compartilhar como demos vida a essa visão, dois membros da nossa equipe, Jesús Campos e María Lozano, discutem o processo criativo a seguir.
Jesús “Nerkin” Campos é um artista pixel sênior em The Game Kitchen, aclamado por sua arte de ambiente na série Blasphemous. Como diretor de arte de Ninja Gaiden: Ragebound (e um fã apaixonado de jogos retrô), ele se inspirou em jogos clássicos em 16 e 32 bits para criar uma arte pixel vibrante, fluida e cheia de energia e ação. Ao mesmo tempo que honrava o legado dos títulos originais de Ninja Gaiden, Jesús também queria incorporar os padrões modernos ao visual, combinando gráficos tradicionais com técnicas e qualidade atuais. Ele afirma que levar a arte pixel a novos níveis se tornou uma das marcas registradas de The Game Kitchen.
Ninja Gaiden: Ragebound developers flex their pixel art prowess on July 31
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— PlayStation (@PlayStation) July 24, 2025
Ao discutir o processo criativo, Jesús compartilha que um dos maiores desafios foi lidar com cores e detalhes limitados devido à baixa resolução e ao mesmo tempo conseguir transmitir o tom de cada momento na aventura e a atmosfera de cada área. Ele explica que, para superar isso, a equipe teve muito cuidado com a seleção de paletas de cores precisas, o design de padrões de texturas e a sobreposição de elementos decorativos e efeitos de paralaxe para adicionar profundidade e vitalidade aos ambientes.
Jesús também afirma que o aspecto mais crítico da arte aplicada ao design de fases foi garantir a clareza e a legibilidade. Como era um jogo de plataforma de ação, era essencial que os personagens e os inimigos se destacassem do plano de fundo com clareza para que os jogadores pudessem identificá-los e interagir com eles imediatamente. Ele destacou que a geometria das fases (incluindo pisos, tetos e plataformas) tinha que permanecer clara e reconhecível, permitindo aos jogadores lutarem e explorarem sem confusão enquanto os guia sutilmente para o próximo objetivo. Por fim, Jesús enfatiza como a equipe gostou de adicionar animações e detalhes decorativos para dar vida ao mundo do jogo, criando uma sensação orgânica e imersiva.
María “Maiku” Lozano é uma artista conceitual renomada por seus designs de personagens em vários jogos indie e por seu trabalho como ilustradora de capas para revistas de games espanholas. Para Ninja Gaiden: Ragebound, ela trabalhou com Jesús para desenvolver conceitos de personagens para heróis, chefes e inimigos, além de criar os esboços sequenciais para todas as cenas.
María enfatiza a importância do design de silhuetas nítidas que transmitem perigo ou traços únicos de forma instantânea, o que é fundamental na arte pixel em que pequenos detalhes podem se perder facilmente. Chegar aos designs finais muitas vezes exigiu muitas iterações, experimentando com roupas, estilos de cabelo e esquemas de cores até que a identidade de cada personagem parecesse correta.
No design dos protagonistas Kenji e Kumori, María concentrou-se em fortes contrastes de visual e personalidade para garantir que se destacassem como opostos narrativos como o dia e a noite. Kenji tem tecidos soltos em cores vibrantes e um cabelo volumoso ao vento, emitindo uma energia vibrante e determinada típica de um herói central. Em contraste, a roupa elegante e angular de Kumori, com detalhes metálicos, bordas mais acentuadas e uma paleta mais fria, combinada com o cabelo perfeitamente liso, transmite precisão e uma atitude mais urbana e calculada. Mesmo as texturas e o movimento, como o cachecol ondulante de Kenji, foram desenhados para acentuar essas diferenças, fazendo Kenji parecer caloroso e orgânico enquanto Kumori parece controlada e fria.
Ao criar monstros e inimigos, María se inspirou na mitologia, na natureza, na arte e em imagens da vida real, buscando designs que parecessem únicos e tivessem impacto emocional. Ela acredita que cada criatura deve ter significado narrativo ou simbólico, adicionando profundidade ao mundo. Embora temas culturais ou folclóricos frequentemente despertem ideias, ela prefere reinterpretá-los de forma criativa em vez de replicá-los diretamente, garantindo que seus designs continuem expressivos e originais.
Criar Ninja Gaiden: Ragebound foi um desafio empolgante e uma verdadeira honra para nossa equipe. Dar nova vida a essa série clássica significou permanecer fiel às suas raízes enquanto tentávamos levar uma fórmula que já era incrível a novos níveis e, graças ao talento e à dedicação de artistas como Jesús e María, acreditamos que conseguimos criar um novo capítulo que vale a pena jogar.
Estamos ansiosos para que os jogadores se aventurem no jogo no lançamento para PS4 e PS5 em 31 de julho e esperamos que novos e antigos fãs encontrem muita diversão.