O texto abaixo foi publicado no PlayStation.Blog brasileiro.
A oportunidade de atualizar a trilha sonora de Until Dawn foi ao mesmo tempo empolgante e aterrorizante. O legado musical de Until Dawn tem renome, e nós queríamos ao mesmo tempo respeitar e honrar a marca da trilha sonora original por meio de inovação musical e elevação. Queríamos colocar Until Dawn em seu próprio caminho, introduzindo novos compositores e músicas na história para ajudar a distingui-la de outros títulos narrativos de horror. Entre novas composições e músicas licenciadas escolhidas a dedo, cada aspecto da trilha sonora foi tratado com cuidado para proporcionar uma experiência ainda mais imersiva ao jogador, criando ao mesmo tempo uma identidade definitiva para Until Dawn em 2024. Aqui vão alguns aspectos importantes para procurar nas músicas enquanto você sobrevive à noite na Montanha Blackwood…
Música da morte
Ao revisitar a sequência-título, a equipe de desenvolvimento soube que precisava de uma música para fazer justiça aos belíssimos visuais sombrios. Tivemos a sorte de descobrir uma artista então sem contrato chamada Mae Stephens, que tinha a qualidade única que procurávamos. Ela adorou a oportunidade de explorar um som mais sombrio e cinemático do que suas músicas pop, que estavam explodindo no TikTok. Todos sentiram arrepios ao ouvir a primeira demo dela… Meses depois, tínhamos “Out of the Shadows”, uma composição sob encomenda que fala de confiança, de uma iconografia-chave do jogo e do destino final que nós todos temos. A música se desenvolve em torno do novo tema principal, que explode na forma de cordas grandiosas quando a música se aproxima do fim.
“Out of the Shadows” terá seu lançamento digital na sexta, 18 de outubro. Confira um gostinho do clipe inspirado em Until Dawn logo abaixo. O vídeo completo sai amanhã!
Um compositor lendário
Conduzimos um longo processo na criação da demo, analisando compositores com contribuições genuínas para o gênero do horror. A partir daí, encontramos Mark Korven, um compositor canadense com raízes bem estabelecidas no gênero, com filmes como A Bruxa e O Farol. Mark criou o Apprehension Engine, um instrumento personalizado que se tornou um som marcante nas trilhas sonoras contemporâneas de horror.
Essa foi a estreia de Mark nos jogos eletrônicos, e ele trabalhou de perto com a equipe de música do PlayStation Studios Creative Arts na adaptação de sua música para uma mídia interativa.
Um novo tema
O novo tema foi essencial para a trilha, uma combinação simples, mas marcante, de melodias adicionadas à trilha e novas composições. É como um presságio de horrores ainda por serem revelados, uma melodia travessamente maligna que atrai você para o mundo de Until Dawn. Ouça a faixa logo abaixo.
Nota: a parte abaixo contém spoilers da história de Until Dawn
Locais e antagonistas.
Cada local no jogo conta com sua própria identidade musical. No chalé e na floresta, você encontrará um som mais acústico e orgânico. Já o Sanatório apresenta ecos do passado enterrados no mix (ricos fraseados românticos clássicos e refrãos que lembram os anos 1950), além de uma paleta mais sombria, que remete à desolação da propriedade abandonada. As texturas musicais das minas contêm elementos metálicos e texturas de rock, permeados pela paleta do Wendigo.
Falando nisso, cada antagonista no jogo tem seu próprio som. O Estranho conta com um misto sombrio de madeiras e percussões que fazem referência à sua lealdade incerta. O Wendigo tem um tema musical definido, cordas estridentes que alertam os jogadores de sua presença, tenha ele sido visto ou não. Por fim, o Psicopata (que você pode ouvir abaixo) é um misto distorcido de guitarra, percussão e piano, incluindo um tema que pode dar uma pista da sua identidade aos jogadores.
Definindo a atmosfera com a música
Pode parecer estranho, mas hoje, em 2024, Until Dawn é um jogo de época, ambientado entre 2014 e 2015. Alguns momentos pareciam pedir temas musicais preexistentes para cristalizar a emoção de uma cena, ou simplesmente ambientar o jogo na época através da música do mesmo período.
Uma nova versão de “In For The Kill”, que acompanha a sequência cruel da pegadinha, combina com as perspectivas divididas de Hannah e seus “amigos”, ao lado de várias forças malignas que querem sangue. (Você também pode ouvir sutilmente o tema nesta gravação).
Faixas de Purity Ring, SG Lewis, Maverick Sabre, entre outros, permitem entender melhor outros personagens e seus gostos musicais. Cada música foi cuidadosamente introduzida em cada cena. Falaremos mais sobre isso depois. Os fãs pacientes podem até encontrar um tesouro escondido, uma referência à encarnação anterior do jogo…
Um design letal
Ao revisitarmos todos os aspectos da trilha musical de Until Dawn, tivemos a oportunidade de mergulhar mais fundo em termos de design e implementação musical. Aqui estão algumas partes do design musical em que você vai querer prestar atenção durante sua estadia no Chalé Washington.
Devido à natureza ramificada da história, há centenas de edições espalhadas pelo jogo, cada uma baseada numa escolha do jogador.
Um momento em que isso fica claramente visível é na Guerra de Bolas de Neve, logo no início do jogo. O momento envolve uma faixa licenciada, a música “Warm”, de SG Lewis. Como acontece a diversas músicas presentes no jogo, a faixa começa de forma discreta, executada no telefone de Jess. Com o avanço da cena, ela deixa de ser diegética, tornando-se a trilha musical. A cena tem resultados positivos e negativos: se o jogador matar o pássaro, a música licenciada para, transicionando para outro tema musical de acordo com o momento triste. Entretanto, se o jogador fizer a escolha certa e decidir beijar Mike, a letra é executada: um tipo de recompensa musical pela produção do “melhor” resultado.
Uma série de temas estão relacionados a cada personagem: se o personagem morrer, seu material temático morre com ele.
As cenas são muito importantes para o jogo, e a música é fundamental para definir o clima delas. Cada crescendo costuma ser interativo, ganhando força à medida que o jogador se aproxima de um susto em potencial. E, às vezes, o crescendo leva deliberadamente a nada, deixando o jogador incapaz de prever quando o medo é justificável.
O Dr. Hill é um dos personagens favoritos dos fãs, e quisemos manter a atmosfera de tranquilidade inquietante das sessões dele. A trilha clássica que acompanha as sessões vai gradualmente mudando, o que representa a degradação do estado mental de seus pacientes. A peça é um prelúdio e fuga extraído do tema central de Until Dawn.
Por fim, nós também queríamos que, ao chegar ao fim do jogo, você tivesse a sensação de ter assistido a um filme de terror da época. Então preste atenção em outra composição sob encomenda – “Forgive and Forget”, de So Below – que transforma o tema musical central de Until Dawn em uma faixa gótica sombria para os créditos. É uma catarse musical após os eventos aterrorizantes de uma noite na Montanha Blackwood.
Esperamos que você curta o jogo, disponível para o console PS5 e para PC*. Não perca o lançamento da trilha sonora oficial, que será disponibilizada em todos os principais serviços de streaming em breve.
*É preciso ter uma conta da PlayStation™Network no PC.